O Progressistas de Anta Gorda está sendo representado, neste pleito municipal, pelo candidato à majoritária e atual vereador Estevão Cauzzi, que tem como vice Natanael Dametto.
Cauzzi conta que está na política desde a juventude. “É um tema que me apaixona, pois a política faz a diferença no dia a dia. Meu pai foi duas vezes vereador e prefeito do município. Eu o acompanhava desde pequeno e peguei gosto por isso. Hoje me coloco à disposição para concorrer a prefeito visando muito comprometimento e diálogo com os vereadores de situação e oposição e com a comunidade. Nas visitas que estamos realizando, as pessoas nos comentam sobre as demandas existentes no município e nós queremos resolver essas questões”, falou.
Dametto tem 31 anos e nasceu na Vila Borghetto, onde reside até hoje. “Sou um jovem extrovertido, alegre, uma pessoa simples, honesta, humilde, e que tem várias amizades. Perdi meu pai muito cedo, com 16 anos, então tive que aprender muitas coisas sozinho. Sou trabalhador e a última coisa que meu pai me pediu foi que eu não deixasse de estudar. Hoje sou formado arquiteto e tenho escritório no município. Meu pai era pedreiro, minha mãe servente doméstica e ainda trabalhava na agricultura. É a primeira vez que concorro a um cargo público, mas entrei na política com uma vontade enorme de poder contribuir com o município de Anta Gorda, disse.
Candidatos falam sobre ações que podem prevenir futuros eventos climáticos, a exemplo da enchente
Cauzzi comenta: “O que podemos fazer são pontilhões e pontes, se necessário, e também estamos preocupados quanto à prevenção. Nossa ideia é dividir as comunidades por regiões, tendo nelas pessoas treinadas pela Defesa Civil, que também devem ceder equipamentos para essas pessoas”, disse.
Segundo Dametto, é sim necessário sim criar pontos estratégicos com pessoas treinadas. “Essas pessoas podem agir de forma imediata, dar um suporte, até que sejam avisados os órgãos responsáveis em caso de sinistros. Isso pode salvar vidas”, destacou.
Agricultura
O candidato a prefeito conta que a agricultura está como uma das prioridades no plano de governo da chapa. “Queremos ampliar a Patrulha Agrícola, tornando-a um programa com critérios que serão estabelecidos por meio do Conselho Municipal da Agricultura, para que nossos agricultores sejam atendidos igualitariamente. Também precisamos revisar os programas Talão Nota Ouro e Crescer Mais, pois foram criados há mais de 15 anos e foram sendo defasados ao longo do tempo, por exemplo, tudo aumentou, mas o valor contínuo do incentivo continua o mesmo. Ainda queremos criar programas para o uso de máquinas agrícolas”, listou Cauzzi.
O candidato a vice, completa: “Eu e o Cauzzi prezamos pela igualdade. Não gostaríamos que uns produtores ganhassem muito e outros pouco”, comentou Dametto. Outro ponto citado pela chapa é o fortalecimento da agroindústria familiar, e apoio aos setores agrícolas.
Infraestrutura urbana
Cauzzi diz que é necessário haver um planejamento a curto, médio e longo prazo. “Assim as coisas andarão e nossa cidade ficará cada vez mais bonita”, disse.
Dametto, que possui entendimento na área, explica: “Em frente ao Sicoob, por exemplo, quando aconteceu a enchente, o asfalto se danificou bastante e é necessário fazer um recapeamento asfáltico, mas antes disso é preciso rever as galerias que são muito antigas. Precisamos de um sistema de escoamento de água mais eficiente”, falou. “Também precisamos falar sobre a Avenida Júlio de Castilhos que hoje já tem vários problemas e precisa de uma reforma, assim como a ERS-432 que dá acesso ao município, sendo que existe um termo de cooperação junto ao Estado, e Anta Gorda pode sim fazer uma recuperação ali”, citou.
O Parque Municipal de Eventos também foi lembrado pela chapa, assim como o Plano Diretor, que segundo Cauzzi e Dametto, precisa ser atualizado.
Esporte e lazer
Cauzzi disse que existem campos municipalizados em Anta Gorda, onde é possível fazer um caminhódromo, entre outras coisas, para que todos os cidadãos possam utilizar esses espaços. “No Parque Municipal de Eventos também pensamos que pode haver canchas para prática de esporte, assim como na praça municipal”, avaliou. “Também queremos apoiar as Olimpíadas Rurais; concluir o ginásio municipal poliesportivo, entre outras ações”, incrementou. De acordo com Dametto, a chapa objetiva também criar um campo de grama sintética.
Geração de emprego e renda
A primeira ação acerca do tema, apontada por Cauzzi, é a realização de uma parceria com a CIC/CDL, a fim de fomentar cada vez mais a criação de novos empregos e empresas. “Em relação aos incentivos para as empresas, gostaríamos de fazer um projeto padrão para que o empresário saiba o quanto irá ganhar. Também objetivamos fazer a área industrial para cedência de terrenos para empresas que queiram investir no município”, disse.
Já Dametto comenta sobre a importância das políticas públicas. “Por exemplo, se a prefeitura tem diversos terrenos no município, pode criar políticas públicas cedendo espaços e construindo pavilhões, para puxar novas empresas para o município. Ainda há de se salientar que Anta Gorda tem muito emprego e vagas em aberto, mas tem problemas de moradia. Falta estímulo às novas construções”, avaliou.
Assuntos gerais
A chapa cita suas metas na área da saúde. “Queremos ampliar o transporte de pacientes, especialmente aqueles que passam por um tratamento mais complexo; trazer especialidades médicas e vejo que pediatra é uma grande necessidade, dentre outras; e queremos manter a parceria com nosso hospital”, disse Cauzzi.
Na área da educação e cultura, ele revela: “Iremos valorizar todos os profissionais envolvidos na educação e prezamos pela igualdade entre as escolas. Queremos que nossas crianças e jovens possam desfrutar de bons espaços e bons professores”, citou.
Dametto complementa: “Gostaríamos de promover um trabalho integrado entre as três redes de ensino e resolver as principais demandas delas”, destacou. A chapa ainda objetiva retomar os desfiles cívicos na Semana da Pátria, bem como resgatar a Noite Cultural onde crianças, jovens e adultos realizavam apresentações. “Também queremos trazer oficinas para as crianças, criar a biblioteca itinerante, acervo digital da biblioteca pública, entre outras ações”, frisou Dametto.
Na área do turismo, Cauzzi explanou sobre a ERS-332, a qual precisa ser olhada com atenção e comentou também sobre a necessidade de capacitação de guias turísticos, redes hoteleiras, enfim. “Penso que na área do turismo tem que haver uma parceria entre os municípios para que o turista circule pela região. Ainda, é necessário incentivar os empreendedores que estão acreditando no nosso município”, disse.
O candidato a vice destacou que Anta Gorda possui várias belezas, a exemplo de grutas e cascatas, que precisam ser valorizadas. “Por exemplo, a gruta de Itapuca/Anta Gorda, é a maior gruta de basalto da América Latina, então é um ponto turístico muito importante no qual devemos focar”, colocou. Ele ainda falou sobre a ponte do Rio Guaporé. “Sabemos que existe um processo ali para construção da nova ponte, mas se entrarmos na Administração Municipal em janeiro e vermos que isso vai demorar, vamos arrumar a ponte antiga, que tem conserto, até a nova se consolidar, pois precisamos dar acesso às pessoas, já que isso afeta muito a nossa economia”, relatou.
Dametto pediu o apoio da população. “Estamos preparados, somos duas pessoas capacitadas e não estamos aqui para brincadeira, queremos fazer a diferença e estamos bem confiantes. Que as pessoas acreditem na juventude, na renovação”, falou. “Estou há 20 anos na política e entrei nela para fazer a diferença. Conquistei só nos últimos anos para o município mais de R$800 mil. Pedimos que as pessoas acreditem não só no nosso plano de governo, mas em nós”, completou Cauzzi.