Tempo de leitura: 2 minutos

Extinção de cargos

A provocação recebida pelo prefeito Douglas Fontana foi o estopim para a extinção dos cargos de confiança, 19 no total. Em palanque, a oposição ao governo teria falado em cabide de empregos e terneirada da prefeitura. Tal provocação possivelmente deve ter sido uma das causas para a atitude do atual executivo. 

Educação 

Polêmica com os resultados da avaliação do Imers, que mede a qualidade do ensino municipal nos municípios do Rio Grande do Sul. Espumoso amarga uma posição nada favorável, em 471 de 497 municípios gaúchos. Nesta edição, uma matéria que explica o funcionamento do processo e a opinião de secretarias que estão em situações diferentes, além da Coordenadora Regional de Educação. 

Natal das Crianças

Na praça Arthur Ritter de Medeiros, no centro de Espumoso, a partir das 13 horas, brinquedos infláveis, lanches, chegada do Papai Noel entre as atrações do evento que ocorre no sábado, dia 07 de dezembro, organizado pela Associação Mulheres do Bem. Participe!

Transição

Dia 09 de dezembro inicia a transição de governo em Espumoso. Não vamos tapar o sol com a peneira, as acusações proferidas contra o atual prefeito, não foram bem vindas, e é natural não esperar do mesmo total colaboração na transição. Possivelmente Dr.Gerson Lopes Rodrigues Machado não receba as chaves da prefeitura das mãos do atual prefeito, nem do vice-prefeito Zelo Signor. Acredito, que o Presidente da Câmara, Anderson Cavali que fará as honras da casa.

Salários

O prefeito de Espumoso, a partir de 2025, terá um salário bruto de cerca de R$24 mil mensais. Em Tapera o salário do prefeito será de R$21 mil mensais. Percebi nas redes sociais críticas quanto aos salários dos agentes públicos. No entanto, vamos ser coerentes, estes valores são condizentes com o cargo e com as responsabilidades de um prefeito, que abandona sua vida profissional e pessoal para assumir uma missão árdua. São valores honestos para o tamanho do problema que assumem. 

Acessibilidade

Espumoso não é um caso isolado, mas creio que o próximo governo possa pensar em realizar obras de acessibilidade no centro administrativo de Espumoso e Legislativo. Não existem rampas de acesso e nem elevador para dar acesso aos andares superiores tanto do executivo, quanto do legislativo.

Acise

Henrique Kleber seguirá por mais dois anos na presidência da Acise. Seu alinhamento com o novo governo de Espumoso é um facilitador para as futuras negociações que envolverão a Exapiec, que sofrerá modificações e, especialmente, necessitará maiores repasses públicos. 

Incentivo ao Comércio

O prefeito eleito de Alto Alegre, Silmar Demaman, disse que tem a preocupação de buscar alternativas para incentivar o consumo no comércio local. Para isso, promoverá incentivos para que o comércio se qualifique e que outras pessoas tenham interesse em se instalar na cidade, especialmente com a oferta de serviços.

Expoalegre

Deverá ser retomada no governo de Silmar Demaman. A feira é um motivo para estimular o comércio de Alto Alegre e movimentar a cidade em turismo e negócios e motivacional para para população local e regional. Torcemos por isso!

Presidência

Em Campos Borges, as coisas devem se encaminhar para que Dioni Ribeiro seja o Presidente da Câmara em 2025. Vereador em segundo mandato, foi o mais votado, e isso deve pesar a seu favor. 

Toca do Coelho

Garantida para 2025, a Toca do Coelho se firma com o principal evento de Tapera, e tem seus atrativos. No entanto, será importante construir uma situação para que seja ampliada, e que a toca em si se torne um dos atrativos, mas que coloque no seu contexto uma feira comercial mais ampla e shows regionais, mas também nacionais como ferramenta para atrair mais pessoas para a cidade nos dias do evento. Vai dinheiro, sim, mas a Tapera tem potencial para isso.

JCI 45 Anos

Importante parabenizar as ações da JCI ao longo de seus 45 anos de história em Espumoso. Mesmo que muitas pessoas não tenham total conhecimento do que a entidade faz, podem ter a certeza que muitas pessoas que hoje fazem a diferença na liderança local passaram por essa escola.

Agro mudando

Em conversa com o vice-prefeito eleito de Espumoso, Juliano Pazinato, disse que o agronegócio terá atenção especial do governo. Uma das vertentes é encontrar alternativas para os pequenos produtores, onde o plantio de grãos já não é mais viável em pequenas áreas, e estes precisam encontrar outras alternativas para ter diversificação e lucro e por sequência progredir como negócio. Aviários, chiqueiros, hortifruti, frutíferas, entre outras podem ser alternativas e que com uma boa base de orientação técnica pode dar certo.

Comaja

O Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja) realizou assembleia na terça-feira, 03/12, no Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque. A reunião, que reuniu atuais prefeitos e prefeitos eleitos e que foi conduzida pelo presidente e primeiro mandatário de Ibirubá, Abel Grave, teve como pauta principal a aprovação do orçamento para o ano de 2025 e apresentação dos trabalhos realizados neste ano. Segundo o diretor executivo do Comaja, Everton Lagemann, uma das principais mudanças propostas para 2025 é que o Consórcio começará a comprar os medicamentos aos municípios consorciados através de licitação. Ele licitará a compra e entregará os mesmos aos municípios. Atualmente, essa compra é feita em parceria com o CISA, de Ijuí (RS), através de convênio.

É Campeão 

A ACBF, de Carlos Barbosa, sagrou-se campeã do Gauchão de Futsal Sicredi Sub 20 ao bater na final, pela segunda vez, o Passo Fundo Futsal, com duas goleadas. No jogo da volta, realizado em Carlos Barbosa, a ACBF aplicou 9 a 1 no PFF. No de ida, realizado em Passo Fundo, o time laranja da Serra venceu por 5 a 1. E no time campeão atua o pivô taperense Felipe Gabriel Ritter, além do ibirubense Daniel Budke Gomes Na partida final, Felipe mexeu no marcador três vezes. Além disso, foi escolhido o destaque da final e ainda o melhor pivô da seleção gaúcha sub-20.

Capitão taperense

Em cerimônia de formatura do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), concluíram a formação, 22 capitães sendo 20 do CBMSC e 02 do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC). Entre os 22 capitães formandos estava o taperense Felipe Daniel da Silva, 39 anos, filho de José Antônio da Silva e Tereza Coser, lotado na cidade de Criciúma. A atividade é integrada ao programa de pós-graduação “Lato Sensu” em Gestão Pública com Ênfase em Atividade Bombeiril, ministrado pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). O programa visa preparar os oficiais para assumir funções de comando e gestão estratégica na corporação.

 

Compartilhe também no:
Roger Nicolini

Prefeito eleito de Espumoso revela seus anseios assim que assumir o Executivo

Artigo anterior

Câmara de Espumoso aprova extinção de 19 cargos

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.