Coordenação da 14ª RT
Comentários de que a espumosense Luciana Parizotto deva voltar a ocupar o cargo a partir de 2025 no lugar do camposborgense Áureo Rodrigues. Áureo fez um excelente trabalho ao longo de sua gestão tanto na parte campeira quanto artística voltando a colocar a região num patamar importante do tradicionalismo. Destaque para os três títulos do Entrevero de Peões com Guri, Piá e Peão Farroupilha Estadual. Momento ímpar na história da 14ª região.
Política Espumosense
Alguns nomes já praticamente definidos e outros sondados para as secretarias municipais de Espumoso. Dânia Nicolini Borghetti, irá para a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo. Tiago Lucca (Pexe), assumirá a Secretaria de Assistência Social e Habitação. Letiane Gugel Dolci, será a Secretária de Saúde. Fábio Ceccon, está confirmado como Secretário de Agricultura. Tânia Dihel, assumirá a assessoria de imprensa. Na lista de possibilidades, está Gilvan Guths, para a Secretaria da Fazenda, ele é aposentado do Banco do Brasil. O departamento de Cultura tem o nome de Carlise Rodrigues e também poderá estar junto no setor Samuel Pretto (Sá Biá). As Secretarias de Transportes e Trânsito, Obras e Serviços Urbanos, Coordenação e Planejamento e a Geral de Governo ainda não têm os nomes anunciados. Fala-se que João Pedro Bertani deverá compor o governo, ou na assessoria jurídica ou em uma secretaria técnica. Sabemos que o nome de Luís Eduardo Helder (PL) também está na lista dos preteridos pelo governo, mas nada certo ainda. Para fechar, comenta-se que Denner Senhor, vereador eleito do PL, possa assumir o Departamento de Esportes. Se isso ocorrer, a suplente Marina Machado, também PL, poderá assumir uma cadeira na Câmara. Na próxima semana, cremos que estes nomes indefinidos deverão ser confirmados, até porque vêm a transição por aí e o novo governo precisa entrar em 2025 já por dentro do funcionamento do setor público.
O futuro de Leonardo Comin
Acredito que em 2025, o vereador reeleito e mais votado nesse pleito não deva abrir mão de assumir a Presidência do Poder Legislativo, por motivos óbvios. Essa é a oportunidade clara de assumir o cargo e colocar seu nome no rol dos presidentes. Seus colegas de coligação estão assumindo o cargo de vereador pela primeira vez, portanto, precisam da experiência de Comin para conduzir a Casa. A partir de 2026, outros nomes devem assumir a Presidência, aí sim Leonardo poderá abrir sua vaga para a suplente, Ivone Missio (PP) e assumir uma Secretaria, e apostaria aqui na Secretaria Geral de Governo, que está diretamente ligada a todas as ações do governo municipal e ao prefeito e vice-prefeito. No atual governo, esta pasta é coordenada por Simonara Copini Pastório.
União Brasil
O União Brasil deverá crescer em Espumoso. O PDT no Estado perdeu prefeituras e deverá ter mais dificuldades para colocar representantes na Assembleia e Câmara Federal. Diferente do que outros pensavam, o partido já na largada fez bonito em Espumoso e conquistou uma votação expressiva além de uma cadeira na Câmara com Eduardo Signor sendo o segundo vereador mais votado do município. Segundo Signor, o 44 vai trabalhar para mostrar serviço e crescer em Espumoso em número de filiados e representação política. Citei o PDT porque foi o partido que trabalhou aliado ao União Brasil nestas eleições. O União Brasil estará na oposição ao futuro governo, mas também promete ser um partido de opinião livre.
O mais complexo |
Tudo indica que Silmar Demaman (PP), eleito prefeito de Alto Alegre terá na região o governo mais complexo, uma vez que terá cinco vereadores na sua oposição. Então, creio que o fluxo dos projetos será mais trabalhoso em que os vereadores terão que ser convencidos sobre as ações pretendidas pelo governo municipal. O desafio de Demanan nesse caso, será construir um processo harmônico com o Legislativo e não de embate, mas vejo o governo que terá mais trabalho nos quatro anos, nesse sentido, ainda mais depois de uma eleição definida em apenas 16 votos. Unir a comunidade vai ser o grande desafio do novo prefeito.