Tempo de leitura: 1 minuto

O mercado de biocombustíveis segue em alta no mundo todo, e o Rio Grande do Sul deu nesta quarta-feira (28) mais um importante passo neste setor como grande protagonista. A Rádio Uirapuru acompanhou o anúncio oficial da instalação de uma nova indústria de biodiesel no município de Cruz Alta (RS).

O evento ocorreu no Clube Arranca, com a presença de autoridades, incluindo o governador Eduardo Leite, e marcou um avanço significativo para o fortalecimento da economia regional. A usina será implantada pela Soli3, uma iniciativa de intercooperação formada pelas cooperativas Cotrijal, Cotripal e Cotrisal.

A união entre as três entidades tem como objetivo impulsionar o setor energético e agregar valor à produção agrícola do Rio Grande do Sul.
O empreendimento será instalado em uma área de 140 hectares, já adquirida pelas cooperativas, localizada na comunidade de Benjamin Nott, no interior de Cruz Alta.

A previsão é de que as obras de terraplenagem e infraestrutura tenham início no segundo semestre deste ano ou em janeiro de 2026.
A operação comercial da usina está prevista para começar em 2028. Além do impacto econômico, serão gerados cerca de 650 empregos diretos e indiretos ao longo da cadeia produtiva.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, falou com a Uirapuru sobre esse importante momento para a região e para o Estado.
Segundo Manica, trata-se de um projeto inovador de cooperação entre cooperativas, no qual a gestão será compartilhada anualmente entre elas.

A soja será a principal matéria-prima utilizada na produção de biodiesel, incluindo óleo de soja e farelos, que serão fabricados na unidade.
Manica explicou ainda que Cruz Alta foi escolhida por sua localização estratégica, devido à presença da via férrea, que facilita o transporte de cargas até o porto gaúcho. Isso reduz custos, aumenta a rentabilidade e beneficia todos os envolvidos no processo.

 

Compartilhe também no:

Suinofest confirma venda de 6 mil ingressos para o Salão Gastronômico

Artigo anterior

Governo de Ilópolis no 15º Encontro Regional de Controle e Orientação

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.