O mercado de biocombustíveis segue em alta no mundo todo, e o Rio Grande do Sul deu nesta quarta-feira (28) mais um importante passo neste setor como grande protagonista. A Rádio Uirapuru acompanhou o anúncio oficial da instalação de uma nova indústria de biodiesel no município de Cruz Alta (RS).
O evento ocorreu no Clube Arranca, com a presença de autoridades, incluindo o governador Eduardo Leite, e marcou um avanço significativo para o fortalecimento da economia regional. A usina será implantada pela Soli3, uma iniciativa de intercooperação formada pelas cooperativas Cotrijal, Cotripal e Cotrisal.
A união entre as três entidades tem como objetivo impulsionar o setor energético e agregar valor à produção agrícola do Rio Grande do Sul.
O empreendimento será instalado em uma área de 140 hectares, já adquirida pelas cooperativas, localizada na comunidade de Benjamin Nott, no interior de Cruz Alta.
A previsão é de que as obras de terraplenagem e infraestrutura tenham início no segundo semestre deste ano ou em janeiro de 2026.
A operação comercial da usina está prevista para começar em 2028. Além do impacto econômico, serão gerados cerca de 650 empregos diretos e indiretos ao longo da cadeia produtiva.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, falou com a Uirapuru sobre esse importante momento para a região e para o Estado.
Segundo Manica, trata-se de um projeto inovador de cooperação entre cooperativas, no qual a gestão será compartilhada anualmente entre elas.
A soja será a principal matéria-prima utilizada na produção de biodiesel, incluindo óleo de soja e farelos, que serão fabricados na unidade.
Manica explicou ainda que Cruz Alta foi escolhida por sua localização estratégica, devido à presença da via férrea, que facilita o transporte de cargas até o porto gaúcho. Isso reduz custos, aumenta a rentabilidade e beneficia todos os envolvidos no processo.