A concretagem da ponte do Exército deve iniciar na segunda-feira (15), de acordo com o prefeito Marcelo Caumo. Em Lajeado, as cabeceiras estão praticamente finalizadas; já em Arroio do Meio ainda são necessários ajustes, que serão feitos de forma paralela ao trabalho do Exército.
Depois da concretagem ser finalizada, os municípios farão uma solicitação formal para que a estrutura seja deslocada. “Se tudo der certo acredito que no final da semana que vem, a ponte esteja na região e possa iniciar esse processo de montagem”, projeta Caumo.
Em Lajeado, a cabeceira foi elevada considerando a cota de 30 metros, cerca de 13 metros de altura em relação à lâmina d’água. As equipes do Exército levam de 20 a 25 dias para instalar o equipamento. Dessa forma, a estimativa é que a ponte possa ser utilizada por volta da segunda quinzena de agosto. Segundo Caumo, as prefeituras dos dois municípios já estudam melhorias nos acessos.
“A gente vai concentrar os esforços para a melhoria dos acessos para que a rua esteja em condições. […] Vai ser complicado, as prefeituras vão estar atentas e à disposição para fazer as correções que serão necessárias”, garante o prefeito.
A ponte do Exército será instalada próximo ao final da Rua Romeu Júlio Scherer, no Bairro Planalto, do lado de Lajeado, e Forqueta Baixa no lado de Arroio do Meio, próximo a um antigo camping.
Texto: Eduarda Lima
web@independente.com.br
Rádio Independente