Tempo de leitura: 1 minuto

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari, CONSISA, é uma forma de cooperação federativa que veio aprimorar a descentralização, compreendendo um conjunto de vários entes que se agregam para pleitear recursos e serviços específicos de forma organizada, otimizando custos e auxiliando os gestores públicos no seu fim precípuo: atender à coletividade.

A entidade é uma importante forma de articulação, prestação de serviços, fundamentada na cooperação, na atuação associada dos seguintes entes: Anta Gorda; Arroio do Meio; Arvorezinha; Bom Retiro do Sul; Boqueirão do Leão; Canudos do Vale; Capitão; Colinas; Coqueiro Baixo; Cruzeiro do Sul; Dois Lajeados; Doutor Ricardo; Encantado; Estrela; Fazenda Vilanova; Forquetinha; Ilópolis; Imigrante; Itapuca; Lajeado; Marques de Souza; Muçum; Nova Bréscia; Paverama; Poço das Antas; Pouso Novo; Progresso; Putinga; Relvado; Roca Sales; Santa Clara do Sul; São José do Herval; São Valentim do Sul; Sério; Teutônia; Travesseiro; União da Serra; Vespasiano Correa; Vista Alegre do Prata; Westfália.

A partir da Lei Federal 11.107/05 que regulamentou a formação dos consórcios em todo o país – os entes federados passaram a ter uma norma específica destinada a reger a formação de consórcios. O CONSISA tem abrangência gestora e operacional junto ao SAMU Regional do Vale do Taquari; Serviço de Atendimento Especializado(SAE); Central de Medicamentos e Insumos; Centro Regional de Oftalmologia de Encantado; Serviços Credenciados de Saúde, Meio Ambiente, Veterinária e Resíduos Sólidos Extra-domiciliares; Departamento de Inspeção Sanitária (DIS); Licitações Compartilhadas.

Os municípios que fazem parte do Consórcio visam principalmente a economia dos recursos públicos na aquisição de produtos e serviços. No dia 06 de dezembro, no auditório do Estrela Pallace Hotel, em Estrela, a diretoria do CONSISA reuniu prefeitos reeleitos e prefeitos eleitos dos municípios associados, para um encontro que antecede a assembleia geral da entidade que ocorreu em janeiro. Na ocasião o ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Edson Brum fez importantes explanações aos presentes, informando o papel do TCE junto às prefeituras como agentes fiscalizador, também a importância dos prefeitos atuarem dentro de instituições como o CONSISA, que visa a economicidade dos recursos públicos, além de fazer considerações sobre a importância de manter a austeridade das gestões. 

O presidente do CONSISA, Marcos Scorsatto, atual prefeito de Itapuca, ponderou sobre o trabalho que a entidade vem fazendo e a relevância que possui junto às prefeituras, pois os movimentos feitos pela entidade estão garantindo qualidade e economia na compra de serviços e produtos. “Temos uma equipe de profissionais preparados para atender os municípios entregando resultado e além disso, prevemos crescer com a entrada de mais municípios no Consórcio, nos fortalecendo e por sua vez, fortalecendo um trabalho que tem feito muita diferença para as gestões públicas municipais”, disse Scorsatto.  

Entrevista com Marcos José Scorsatto – Presidente do CONSISA

https://www.facebook.com/correiodomate/videos/558633796955360

Entrevista com Edson Brum – Conselheiro do Tribunal de Contas do RS

https://www.facebook.com/correiodomate/videos/1121415239364902

CONSELHO DE PREFEITOS DO CONSISA

MARCOS JOSÉ SCORSATTO – Presidente – Prefeito de Itapuca
EDMILSON BUSATTO – Vice-Presidente – Prefeito de Bom Retiro do Sul
JARI HUNHOFF – Secretário Geral – Prefeito de Capitão
VÂNIA BRACKMANN – Vice-Secretária – Prefeita de Poço das Antas
SANDRO RANIERI HERRMANN – Tesoureiro – Prefeito de Colinas
AMILTON FONTANA – Vice tesoureiro – Prefeito de Roca Sales

Compartilhe também no:
Roger Nicolini

Praça em frente a prefeitura de Campos Borges ganha parque kids

Artigo anterior

Prefeitura de Espumoso realizou segundo e último sorteio da campanha de arrecadação

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.