O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari, CONSISA, é uma forma de cooperação federativa que veio aprimorar a descentralização, compreendendo um conjunto de vários entes que se agregam para pleitear recursos e serviços específicos de forma organizada, otimizando custos e auxiliando os gestores públicos no seu fim precípuo: atender à coletividade.
A entidade é uma importante forma de articulação, prestação de serviços, fundamentada na cooperação, na atuação associada dos seguintes entes: Anta Gorda; Arroio do Meio; Arvorezinha; Bom Retiro do Sul; Boqueirão do Leão; Canudos do Vale; Capitão; Colinas; Coqueiro Baixo; Cruzeiro do Sul; Dois Lajeados; Doutor Ricardo; Encantado; Estrela; Fazenda Vilanova; Forquetinha; Ilópolis; Imigrante; Itapuca; Lajeado; Marques de Souza; Muçum; Nova Bréscia; Paverama; Poço das Antas; Pouso Novo; Progresso; Putinga; Relvado; Roca Sales; Santa Clara do Sul; São José do Herval; São Valentim do Sul; Sério; Teutônia; Travesseiro; União da Serra; Vespasiano Correa; Vista Alegre do Prata; Westfália.
A partir da Lei Federal 11.107/05 que regulamentou a formação dos consórcios em todo o país – os entes federados passaram a ter uma norma específica destinada a reger a formação de consórcios. O CONSISA tem abrangência gestora e operacional junto ao SAMU Regional do Vale do Taquari; Serviço de Atendimento Especializado(SAE); Central de Medicamentos e Insumos; Centro Regional de Oftalmologia de Encantado; Serviços Credenciados de Saúde, Meio Ambiente, Veterinária e Resíduos Sólidos Extra-domiciliares; Departamento de Inspeção Sanitária (DIS); Licitações Compartilhadas.
Os municípios que fazem parte do Consórcio visam principalmente a economia dos recursos públicos na aquisição de produtos e serviços. No dia 06 de dezembro, no auditório do Estrela Pallace Hotel, em Estrela, a diretoria do CONSISA reuniu prefeitos reeleitos e prefeitos eleitos dos municípios associados, para um encontro que antecede a assembleia geral da entidade que ocorreu em janeiro. Na ocasião o ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Edson Brum fez importantes explanações aos presentes, informando o papel do TCE junto às prefeituras como agentes fiscalizador, também a importância dos prefeitos atuarem dentro de instituições como o CONSISA, que visa a economicidade dos recursos públicos, além de fazer considerações sobre a importância de manter a austeridade das gestões.
O presidente do CONSISA, Marcos Scorsatto, atual prefeito de Itapuca, ponderou sobre o trabalho que a entidade vem fazendo e a relevância que possui junto às prefeituras, pois os movimentos feitos pela entidade estão garantindo qualidade e economia na compra de serviços e produtos. “Temos uma equipe de profissionais preparados para atender os municípios entregando resultado e além disso, prevemos crescer com a entrada de mais municípios no Consórcio, nos fortalecendo e por sua vez, fortalecendo um trabalho que tem feito muita diferença para as gestões públicas municipais”, disse Scorsatto.
Entrevista com Marcos José Scorsatto – Presidente do CONSISA
https://www.facebook.com/correiodomate/videos/558633796955360
Entrevista com Edson Brum – Conselheiro do Tribunal de Contas do RS
https://www.facebook.com/correiodomate/videos/1121415239364902
CONSELHO DE PREFEITOS DO CONSISA
MARCOS JOSÉ SCORSATTO – Presidente – Prefeito de Itapuca
EDMILSON BUSATTO – Vice-Presidente – Prefeito de Bom Retiro do Sul
JARI HUNHOFF – Secretário Geral – Prefeito de Capitão
VÂNIA BRACKMANN – Vice-Secretária – Prefeita de Poço das Antas
SANDRO RANIERI HERRMANN – Tesoureiro – Prefeito de Colinas
AMILTON FONTANA – Vice tesoureiro – Prefeito de Roca Sales