Os programas sociais da Cotriel, guiados pelo sétimo princípio cooperativista do interesse pela comunidade, têm se mostrado fundamentais para o desenvolvimento social e econômico da região. A assessora administrativa Ana Beatriz Gava ressalta a importância dessas iniciativas na formação de jovens e na promoção do empreendedorismo no meio rural.
Programa Jovem Aprendiz Administrativo
Com o objetivo de preparar jovens de 14 a 22 anos para o mercado de trabalho, o Programa Jovem Aprendiz Administrativo oferece uma carga horária de 400 horas de aulas teóricas, em parceria com a Cooperativa de Educação COEDUCARS. Neste ano, a Cotriel disponibilizou 80 vagas para estudantes de Espumoso, Alto Alegre, Depósito, Campos Borges e Jacuizinho. Atualmente, são três turmas de 30 alunos, que frequentam as aulas na Escola Ruy Piegas, em Espumoso, durante a tarde, de segunda a sexta-feira. A formação prática nos diversos setores da cooperativa começará em novembro, totalizando 600 horas de experiência prática e 1.000 horas de curso.
Programa Jovem Aprendiz do Campo
Este programa visa incentivar a participação dos jovens nas atividades rurais e contribuir para o desenvolvimento das propriedades agrícolas. Com carga total de 1.104 horas, sendo 400 horas teóricas e 704 horas práticas, o curso teve início em 2024 e conta com 30 participantes de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Salto do Jacuí, Jacuizinho e Tunas. As disciplinas, ministradas em formato online, abrangem temas como cidadania, cooperativismo, sustentabilidade, informática, educação financeira e empreendedorismo rural. As atividades práticas incluem visitas técnicas e seminários presenciais, com foco em projetos de sustentabilidade. O mesmo também tem a parceria com a Coeducars.
Programa Cotriel Educando para o Campo
Destinado a jovens de escolas rurais, o programa Cotriel Educando para o Campo promove atividades teóricas e práticas que visam valorizar e fortalecer as comunidades locais. Com ênfase na educação para o desenvolvimento sustentável, o programa oferece suporte à agricultura familiar e facilita a transição para a era digital, estimulando o empreendedorismo 4.0. Em parceria com a Secretaria de Educação de Espumoso e a COEDUCARS, o programa desenvolve hortas escolares, estufas e pomares, oferecendo aulas e oficinas práticas. Atualmente, 250 alunos de 11 escolas municipais rurais estão envolvidos, impactando mais de 3.000 pessoas, incluindo suas famílias.
O programa é realizado em sete municípios: Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Salto do Jacuí e Tunas. Graças ao empenho conjunto das secretarias de educação e das escolas, o programa foi premiado pelo Sistema Ocergs do Fundo Social – SESCOOP por dois anos consecutivos. As escolas participantes são Augusto Peruzzo – Pontão do Butiá – Espumoso, Emílio Henrique Schmitt – Campo Comprido – Espumoso, Imaculada Conceição – Depósito – Espumoso, Leonel de Moura Brizola – Jacuizinho, Roberto Textor – Jacuizinho, Menino Deus – Campos Borges, Princesa Isabel – Alto Alegre, Euclydes Kliemann – Salto do Jacuí, João Gonçalves Vieira – Salto do Jacuí, Casemiro de Abreu – Tuna e Rui Ramos – Tunas.
A Cotriel expressa seu agradecimento a colaboradores, entidades parceiras e a todos que contribuem para o sucesso desses importantes projetos. Ao longo de 65 anos, a cooperativa se mantém firme em seu compromisso com a solidez, credibilidade, inclusão e acolhimento