Tempo de leitura: 1 minuto

Os programas sociais da Cotriel, guiados pelo sétimo princípio cooperativista do interesse pela comunidade, têm se mostrado fundamentais para o desenvolvimento social e econômico da região. A assessora administrativa Ana Beatriz Gava ressalta a importância dessas iniciativas na formação de jovens e na promoção do empreendedorismo no meio rural.

Programa Jovem Aprendiz Administrativo

Com o objetivo de preparar jovens de 14 a 22 anos para o mercado de trabalho, o Programa Jovem Aprendiz Administrativo oferece uma carga horária de 400 horas de aulas teóricas, em parceria com a Cooperativa de Educação COEDUCARS. Neste ano, a Cotriel disponibilizou 80 vagas para estudantes de Espumoso, Alto Alegre, Depósito, Campos Borges e Jacuizinho. Atualmente, são três turmas de 30 alunos, que frequentam as aulas na Escola Ruy Piegas, em Espumoso, durante a tarde, de segunda a sexta-feira. A formação prática nos diversos setores da cooperativa começará em novembro, totalizando 600 horas de experiência prática e 1.000 horas de curso.

Programa Jovem Aprendiz do Campo

Este programa visa incentivar a participação dos jovens nas atividades rurais e contribuir para o desenvolvimento das propriedades agrícolas. Com carga total de 1.104 horas, sendo 400 horas teóricas e 704 horas práticas, o curso teve início em 2024 e conta com 30 participantes de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Salto do Jacuí, Jacuizinho e Tunas. As disciplinas, ministradas em formato online, abrangem temas como cidadania, cooperativismo, sustentabilidade, informática, educação financeira e empreendedorismo rural. As atividades práticas incluem visitas técnicas e seminários presenciais, com foco em projetos de sustentabilidade. O mesmo também tem a parceria com a Coeducars.

Programa Cotriel Educando para o Campo

Destinado a jovens de escolas rurais, o programa Cotriel Educando para o Campo promove atividades teóricas e práticas que visam valorizar e fortalecer as comunidades locais. Com ênfase na educação para o desenvolvimento sustentável, o programa oferece suporte à agricultura familiar e facilita a transição para a era digital, estimulando o empreendedorismo 4.0. Em parceria com a Secretaria de Educação de Espumoso e a COEDUCARS, o programa desenvolve hortas escolares, estufas e pomares, oferecendo aulas e oficinas práticas. Atualmente, 250 alunos de 11 escolas municipais rurais estão envolvidos, impactando mais de 3.000 pessoas, incluindo suas famílias.
O programa é realizado em sete municípios: Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Salto do Jacuí e Tunas. Graças ao empenho conjunto das secretarias de educação e das escolas, o programa foi premiado pelo Sistema Ocergs do Fundo Social – SESCOOP por dois anos consecutivos. As escolas participantes são Augusto Peruzzo – Pontão do Butiá – Espumoso, Emílio Henrique Schmitt – Campo Comprido – Espumoso, Imaculada Conceição – Depósito – Espumoso, Leonel de Moura Brizola – Jacuizinho, Roberto Textor – Jacuizinho, Menino Deus – Campos Borges, Princesa Isabel – Alto Alegre, Euclydes Kliemann – Salto do Jacuí, João Gonçalves Vieira – Salto do Jacuí, Casemiro de Abreu – Tuna e Rui Ramos – Tunas.

A Cotriel expressa seu agradecimento a colaboradores, entidades parceiras e a todos que contribuem para o sucesso desses importantes projetos. Ao longo de 65 anos, a cooperativa se mantém firme em seu compromisso com a solidez, credibilidade, inclusão e acolhimento

Compartilhe também no:
ROGER CUNHA NICOLINI

Sicredi Região dos Vales entrega prêmios da segunda rodada de sorteios da Promoção Cooperação Premiada

Artigo anterior

Em parceria com o Sinduscom VT, Expovale + Construmóbil 2024 terá palestras direcionadas à construção civil

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.