Praticamente todos os municípios onde a Cotriel possui atuação foram atingidos de alguma forma pelas fortes chuvas desta semana. Quando desmoronamentos, alagamentos, enxurradas causadas pelos rios, destruíram lares e comércios, deixaram milhares de pessoas sem teto e muitas delas sem nada. Estruturas urbanas e rurais foram atingidas pela maior catástrofe natural de que sem tem notícia.
Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 300 foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o Estado, o que corresponde a 60,36% dos municípios. A informação consta no Boletim da Defesa Civil estadual.
Forças nacionais a partir do Governo Federal, ações do Governo Estadual e municipal entraram em ação para salvar vidas, e posterior trabalhar para o mais rápido possível, reestabelecer a ordem e amenizar o sofrimento das pessoas.
Em todo o cenário encontrado, milhares de empreendedores, em especial os que não foram atingidos pelas enchentes, também entraram em ações de apoio aos atingidos, tentando contribuir com tudo aquilo que está ao seu alcance. Da mesma forma, as milhares de entidades e civis atuam na arrecadação de recursos e produtos materiais para serem entregues às famílias atingidas.
Faça sua doação
Na região de atuação da Cotriel, a cooperativa colocou à disposição todas as suas lojas e unidades de atendimento como pontos de recebimento de doações como artigos de vestuário, alimentos, materiais de limpeza, colchões, móveis em bom estado, tudo poderá ser entregue em lojas de ferragens, supermercados ou unidades que posteriormente a Cotriel utilizará seus veículos para fazer a logística das doações às assistências sociais de cada município, que organizará a destinação dos mesmos para quem precisa.
Ações diretas
Como forma de agilizar o apoio aos atingidos, entidades e empresas espumosenses colocaram veículos e máquinas de apoio para a retirada de móveis das famílias atingidas, remoção de pessoas para abrigos. Também auxiliou com alimentos para a produção de refeições. Mesmo após a baixa das águas continuarão atentos às necessidades das comunidades pelo período que for necessário, uma vez que é sabido que o retorno de muitas famílias para lares seguros poderá demorar, até porque muitos perderam praticamente tudo o que tinham.
As campanhas de doações seguem, e estão sendo estimuladas especialmente pela Cotriel, JCI, Lions Clube, Círculo Operário Espumosense, entidades tradicionalistas e pelo poder público municipal.