Tempo de leitura: 1 minuto

Na manhã desta quarta-feira, 05 de junho, a Cotriel e a Nortox realizaram um importante evento na Unidade da Serra dos Engenhos. Voltado a consultores técnicos e associados, a explanação teve prática a campo e palestra, ambas conduzidas pelo Engenheiro Agrônomo Glauberto Moderno especialista em Tecnologia de Aplicação, proprietário da Alvo Consultoria de São Paulo, consultoria que atua nesta área há mais de 30 anos.

O Programa Nortox No Alvo, que é realizado em todo o Brasil, conscientiza técnicos e produtores sobre importantes aspectos que tem de ser levados em conta no momento da pulverização: a deriva, fitotoxicidade e travamento de calda.

Glauberto reforçou aspectos como a importância de se observar o tamanho das gotas bem como as condições do vento para evitar a deriva, mas o produtor deve estar atento à outras questões como altura da barra de pulverização, a umidade relativa, a turbulência do ar e a temperatura do dia escolhido para o trabalho a campo a fim de  evitar que o produto atinja áreas sensíveis, como residências, outras lavouras, rios e demais ambientes. Disse que a questão da fitotoxicidade,  quando a planta é danificada pelo agroquímico usado na aplicação pode ser evitada tendo atenção em questões como o desenvolvimento da planta, a quantidade aplicada e as condições climáticas.

No que diz respeito ao travamento de calda, é preciso estar atento ao entupimento dos bicos de pulverização, que prejudica a eficiência da aplicação e uso de produtos aditivos para limpeza e manutenção das máquinas é uma alternativa que deve ser mais utilizada pelo produtor.

Anderson Bernardi Representante Comercial da Nortox.,   frisou que o intuito desta parceria com a Cooperativa foi proporcionar conhecimento, técnicas e manejo correto, desde a mistura dos produtos a conservação e limpeza do sistema de aplicação, agregando valor à esta prática, a qual é uma das mais importantes durante o ciclo das culturas.

Fotos: Anderson Bernardi/Arquivo pessoal

Compartilhe também no:

Imprensa internacional e entidades visitam a Dália

Artigo anterior

Mutirão Enem 2024 mobiliza Rede Estadual de Ensino para inscrever estudantes gaúchos no exame

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.