Tempo de leitura: 1 minuto

Nos dias 11 e 12 de dezembro, o Campo Experimental da Cooperativa Central Gaúcha LTDA. (CCGL) se transformou em um verdadeiro palco de inovação, conhecimento e troca de experiências, reunindo mais de dois mil participantes no primeiro Show Técnico Cooperativo. O evento, que contou com nove estações de pesquisa, foi um marco para o setor agrícola do Rio Grande do Sul, oferecendo aos produtores e técnicos uma visão abrangente das mais recentes tecnologias e práticas para melhorar a produção rural. A Cotriel participou com cerca de 100 pessoas, entre associados, Agrônomos e Técnicos das regiões Centro, Sul e Norte da Cooperativa.

Promovido pela Rede Técnica Cooperativa (RTC) e CCGL, o Show Técnico se destacou pela relevância dos temas abordados. Os participantes, vindos de todas as regiões do estado, tiveram a oportunidade de vivenciar duas jornadas intensas de aprendizado, em um evento que uniu a tradição da produção agrícola com as inovações mais atuais do setor.

As nove estações de pesquisa apresentaram uma gama de temas para a evolução da agricultura gaúcha. Desde a estação SmartCoop, que trouxe uma abordagem sobre gestão para o futuro, até questões essenciais sobre a produção de leite, bem como, o aprofundamento de temas sobre o manejo sustentável do solo, estratégias de posicionamento de cultivares em soja, controle das principais pragas em milho e soja, doenças em plantas, manejo de plantas daninhas, irrigação, além de abordar as projeções climáticas para o verão no RS. Cada estação foi um convite à reflexão sobre como o uso do conhecimento técnico pode, efetivamente, elevar a qualidade e a produtividade do campo.

Vianei Ceretta, produtor de Sobradinho e associado à Cotriel, não escondeu a emoção ao falar sobre sua experiência no evento: “Eu me senti muito valorizado. Muitas vezes, no meu cantinho, não tenho a dimensão da importância que eu tenho como uma das pessoas responsáveis pela produção de alimentos no nosso estado. Foi um dia motivador, ouvindo todos os pesquisadores, falando sobre tudo o que podemos fazer para melhorar ainda mais nossa produção.”

Outro destaque foi a presença de jovens e famílias no evento. A produtora Jocelaine Muratt, que compareceu acompanhada do filho Jonas, de apenas 7 anos, destacou a importância de eventos como o Show Técnico para que as novas gerações possam se engajar na evolução do campo. “Ele ficou muito feliz por vir também, afinal, gosta muito da atividade e precisa aprender desde cedo”, afirmou Jocelaine, que viu no evento uma oportunidade de atualização para toda a família.

A troca de saberes e o acesso à pesquisa foi um ponto destacado por Rafael Felini, associado da COASA. “Sabemos que a pesquisa sempre tem novidades, estudos, inovações e soluções para a agricultura, e através dos dias de campo, a gente pode ter acesso a todo esse trabalho, tanto produtores como técnicos”, disse, ressaltando a importância de eventos como o Show Técnico para a disseminação de conhecimento.

A importância do Show Técnico Cooperativo vai além dos dias de evento. Ele representa um avanço significativo na integração entre a pesquisa científica e as práticas de campo, fundamental para o desenvolvimento sustentável da agricultura gaúcha. Para o Gerente de Pesquisa e Tecnologia da RTC, Dr. Geomar Corassa, a realização do evento é uma demonstração clara de como a união de esforços pode gerar resultados significativos para o setor agrícola. “Este evento é o reflexo da nossa missão de levar o conhecimento mais atualizado e as melhores práticas para os produtores. A RTC tem se empenhado para criar um ambiente de inovação e compartilhamento de soluções para os desafios que o campo enfrenta”, afirmou Geomar.

Silvana Trindade, Gerente de Operações da CCGL, também ressaltou a importância do evento para a cooperativa e para a agricultura do estado. “A CCGL, juntamente com seus parceiros, tem como objetivo fornecer aos nossos associados as ferramentas necessárias para que possam melhorar a produtividade, adotar práticas mais sustentáveis e se adaptar às novas demandas do mercado. O Show Técnico Cooperativo é um marco na busca por soluções inovadoras para o campo e, sem dúvida, contribui para o futuro promissor da nossa agricultura”, afirmou Silvana.

O evento é uma realização da Cooperativa Central Gaúcha LTDA. (CCGL) e Rede Técnica Cooperativa (RTC), com patrocínio da Sementes Santa Helena, Corteva Agriscience, Intacta, Bayer, FMC, Timac Agro, Vittia, Gelgás, Basf, UPL e Brandt e apoio do Sistema Ocergs, FecoAgro/RS e Smartcoop.

Fotos: Ascom CCGL e Roger Nicolini

Cotriel

Compartilhe também no:

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Artigo anterior

Lar do Idoso José e Rosalina Koehler de Tapera elege diretoria para biênio 2025-2026

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.