Tempo de leitura: 1 minuto

A Cooperativa Dália Alimentos, em conjunto com a Prefeitura de Encantado, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e representantes da antiga administração do Museu do Suíno, fundou oficialmente a Associação do Museu Brasileiro do Suíno (AMUBS). O ato de fundação ocorreu na manhã do dia 24 de julho, na sede da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E).
A primeira diretoria da AMUBS é composta por nomes de forte ligação com a suinocultura regional. Gilberto Antônio Piccinini assumiu a presidência, Flauri Ademir Migliavacca foi nomeado vice-presidente e Rafael Luiz Fontana ficou responsável pela tesouraria.
Segundo Gilberto Piccinini, que também preside o Conselho de Administração da Dália Alimentos, o Museu Brasileiro do Suíno será instalado no Parque João Batista Marchese, em Encantado e será inaugurado no dia 23 de julho de 2027. A escolha do local é carregada de simbolismo, uma vez que João Batista Marchese liderou o grupo de sócios fundadores da Dália em 1947. “É uma alegria imensa e uma honra ser o primeiro presidente desta associação. O novo espaço contará com um acervo integrando de mais de 30 mil peças, além de um moderno anfiteatro e um restaurante com gastronomia à base de carne suína.”
O dirigente ainda relembrou que o lançamento oficial do Museu Brasileiro do Suíno ocorreu em dois importantes eventos, um na Câmara dos Vereadores de Encantado no dia 1º de setembro ao lado do Conselho de Administração da Cooperativa e, a outra, ainda em setembro, mas a nível nacional, foi durante a Expointer, no estande da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), no dia 3, no Parque Assis Brasil em Esteio.

Um novo marco
Para o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a criação da AMUBS é fundamental, haja vista que se trata de um projeto compartilhado: o acervo é de propriedade da Dália Alimentos, destacando seu papel em preservar e disponibilizar a memória do segmento suinícola; a estrutura física, de responsabilidade do município de Encantado, garantindo a infraestrutura para a visitação; e, finalmente, a gestão será feita por meio da associação recém-criada, formada por representantes de diversas empresas e instituições, o que assegura o caráter coletivo e de governança compartilhada.
Além disso, fortalece o turismo regional, consolidando a estratégia de posicionar-se como destino turístico e, certamente, o Museu somar-se-á a outros atrativos, como o Cristo Protetor e a Suinofest, ampliando o leque de experiências culturais para os visitantes.

Visibilidade para o setor
O Assessor Jurídico da Dália, Reinaldo Cornelli, que participou da formalização jurídica da AMUBS, explica que a criação do museu só foi possível graças à parceria com a Sra. Sandra Pfiller, que doou o acervo do antigo Museu do Suíno, anteriormente localizado em Cachoeira do Sul e, contou com o incentivo do médico veterinário Hiran Kunert para que a Dália fosse a donataria. Além disso, Reinaldo reforça que a associação foi criada especialmente para dar visibilidade e relevância nacional a um setor tão importante para a economia. “O objetivo foi agregar outras empresas e associações do ramo, mostrando a importância do desenvolvimento do setor e a valorização do suinocultor”, afirma.

Lançamento oficial do Museu
Durante o lançamento na Câmara dos Vereadores do município, o presidente da Dália e da AMUBS, Gilberto Piccinini, entregou a Sandra Pfiler uma distinção como Sócia Benemérita da AMUBS, em reconhecimento à doação do acervo. Além disso, ela também foi homenageada pelo poder público municipal.

Compartilhe também no:
Carol Toledo

Reforma Tributária pode reduzir receitas de mais de 300 municípios, alerta Famurs na Expointer

Artigo anterior

Força feminina: na Expointer, Famurs inaugura Auditório Mulher Gaúcha

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.