Tempo de leitura: 1 minuto

Evento reuniu diretores da cooperativa, Tetra Pak e Transportadora Giovanella

A Cooperativa Dália Alimentos promoveu, na manhã do dia 10 de julho, ao lado das empresas parceiras Tetra Pak e Giovanella Transportes, o descerramento da placa da primeira máquina de envase de leite UHT, modelo TBA-8, no Parque Dália, em Encantado.

O evento contou com a presença dos Presidentes, Conselheiros de Administração, Gerentes e profissionais da Dália que fizeram parte da história da instalação da máquina em 1997. Além deles, participaram o Presidente da Tetra Pak, Sr. Marcos Dorna e outros profissionais da empresa, o fundador da Giovanella Transportes, Sr. Deoclides, acompanhado de seu filho Jean.

Em seu pronunciamento, o Presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, relembrou que a máquina TBA-8 foi adquirida pela cooperativa em agosto de 1997, tornando a Dália a terceira empresa gaúcha a envasar leite por meio do processo UHT. “No segmento cooperativo, a Dália se destacou como a primeira cooperativa singular a envasar leite UHT. Esta máquina tinha capacidade para 120 mil litros por dia e, posteriormente, outras foram adquiridas”, afirmou Freitas.

Carlos Alberto também destacou que a máquina TBA-8 foi fabricada na Suécia e, após ser transportada do Porto de Santos, SP, para Arroio do Meio, no RS, pela Transportadora Giovanella, que teve um papel estratégico para a Dália, além de contribuir para a maior visibilidade da tecnologia UHT no Brasil.

Para destacar o papel dessa tecnologia, a máquina ficará exposta no Memorial Dália. “A Cooperativa adquiriu mais três unidades do modelo TBA-8, mas optou por vendê-las a outras indústrias. Inicialmente, a ideia era vender todas, mas o Vice-Presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, sugeriu acertadamente que guardássemos uma delas para exibição no Parque Dália”.

 

Parcerias duradouras

O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, enalteceu a longa parceria entre a cooperativa e a Tetra Pak. “São 28 anos de parceria e, por isso, a Tetra Pak não é apenas fornecedora de tecnologia, máquinas e embalagens; é a parceira que contribuiu para o desenvolvimento do setor lácteo no Brasil”, destacou Piccinini.

Ele também mencionou que, por meio da Tetra Pak, a Dália teve acesso a conhecimentos técnicos valiosos, através de intercâmbios com países europeus. “Tivemos a oportunidade de conhecer outras nações e suas práticas no segmento leiteiro. Foi um momento único, aonde vimos de perto as tecnologias e adquirimos um conhecimento técnico fundamental. Graças a essa parceria, conseguimos ampliar nossa produção, passando de 25 mil para cerca de um milhão de litros de leite por dia”, afirmou.

 

Parceiros dedicados

O presidente da Tetra Pak Brasil, Marco Dorna, também ressaltou a importância dessa parceria de mais de duas décadas com a Dália Alimentos e se emocionou ao ouvir os discursos dos presidentes Carlos Alberto e Gilberto Antônio. “Todos os dias, buscamos cumprir o propósito da nossa empresa: disponibilizar alimentos seguros em todos os lugares, protegendo as pessoas e o meio ambiente. Quando encontramos parceiros tão dedicados quando a Dália, é uma honra e um privilégio servi-los por meio da tecnologia da Tetra Pak”, disse Dorna.

Homenagem
Ao final do evento, os presidentes da Dália receberam dois modelos de caixas de leite Dália, integral e desnatado, envasadas pela TBA-8 quando ainda estava em funcionamento, protegidas por uma redoma de acrílico, do presidente Marco Dorna e do diretor de vendas Gustavo Minasi. A inscrição na homenagem dizia: “Agradecemos a parceria que impulsionou uma revolução na produção leiteira regional, inspirando progresso, união e crescimento”.

Compartilhe também no:
Carol Toledo

Viagem reforça pedidos e solicitações para Relvado em Brasília

Artigo anterior

Sicredi Conecta é lançado oficialmente e promete movimentar a economia regional

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.