Evento reuniu diretores da cooperativa, Tetra Pak e Transportadora Giovanella
A Cooperativa Dália Alimentos promoveu, na manhã do dia 10 de julho, ao lado das empresas parceiras Tetra Pak e Giovanella Transportes, o descerramento da placa da primeira máquina de envase de leite UHT, modelo TBA-8, no Parque Dália, em Encantado.
O evento contou com a presença dos Presidentes, Conselheiros de Administração, Gerentes e profissionais da Dália que fizeram parte da história da instalação da máquina em 1997. Além deles, participaram o Presidente da Tetra Pak, Sr. Marcos Dorna e outros profissionais da empresa, o fundador da Giovanella Transportes, Sr. Deoclides, acompanhado de seu filho Jean.
Em seu pronunciamento, o Presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, relembrou que a máquina TBA-8 foi adquirida pela cooperativa em agosto de 1997, tornando a Dália a terceira empresa gaúcha a envasar leite por meio do processo UHT. “No segmento cooperativo, a Dália se destacou como a primeira cooperativa singular a envasar leite UHT. Esta máquina tinha capacidade para 120 mil litros por dia e, posteriormente, outras foram adquiridas”, afirmou Freitas.
Carlos Alberto também destacou que a máquina TBA-8 foi fabricada na Suécia e, após ser transportada do Porto de Santos, SP, para Arroio do Meio, no RS, pela Transportadora Giovanella, que teve um papel estratégico para a Dália, além de contribuir para a maior visibilidade da tecnologia UHT no Brasil.
Para destacar o papel dessa tecnologia, a máquina ficará exposta no Memorial Dália. “A Cooperativa adquiriu mais três unidades do modelo TBA-8, mas optou por vendê-las a outras indústrias. Inicialmente, a ideia era vender todas, mas o Vice-Presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, sugeriu acertadamente que guardássemos uma delas para exibição no Parque Dália”.
Parcerias duradouras
O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, enalteceu a longa parceria entre a cooperativa e a Tetra Pak. “São 28 anos de parceria e, por isso, a Tetra Pak não é apenas fornecedora de tecnologia, máquinas e embalagens; é a parceira que contribuiu para o desenvolvimento do setor lácteo no Brasil”, destacou Piccinini.
Ele também mencionou que, por meio da Tetra Pak, a Dália teve acesso a conhecimentos técnicos valiosos, através de intercâmbios com países europeus. “Tivemos a oportunidade de conhecer outras nações e suas práticas no segmento leiteiro. Foi um momento único, aonde vimos de perto as tecnologias e adquirimos um conhecimento técnico fundamental. Graças a essa parceria, conseguimos ampliar nossa produção, passando de 25 mil para cerca de um milhão de litros de leite por dia”, afirmou.
Parceiros dedicados
O presidente da Tetra Pak Brasil, Marco Dorna, também ressaltou a importância dessa parceria de mais de duas décadas com a Dália Alimentos e se emocionou ao ouvir os discursos dos presidentes Carlos Alberto e Gilberto Antônio. “Todos os dias, buscamos cumprir o propósito da nossa empresa: disponibilizar alimentos seguros em todos os lugares, protegendo as pessoas e o meio ambiente. Quando encontramos parceiros tão dedicados quando a Dália, é uma honra e um privilégio servi-los por meio da tecnologia da Tetra Pak”, disse Dorna.
Homenagem
Ao final do evento, os presidentes da Dália receberam dois modelos de caixas de leite Dália, integral e desnatado, envasadas pela TBA-8 quando ainda estava em funcionamento, protegidas por uma redoma de acrílico, do presidente Marco Dorna e do diretor de vendas Gustavo Minasi. A inscrição na homenagem dizia: “Agradecemos a parceria que impulsionou uma revolução na produção leiteira regional, inspirando progresso, união e crescimento”.