Dar continuidade às obras e ações do atual governo, e trabalhar para ampliar ainda mais o que é benéfico à comunidade. Esse é o objetivo dos candidatos à majoritária de Ilópolis, Fernando Dapont e Roni Spezia, ambos do MDB.
Dapont é o atual vice-prefeito de Ilópolis, sendo que entrou na política em 2012 onde foi convidado a concorrer como vereador. “Me elegi, fiz um mandato de quatro anos, e em 2016 fui convidado pelo atual prefeito Edmar Rovadoschi e demais lideranças do MDB para concorrer a vice. Sabia que era um desafio, mas também sabia da minha capacidade em contribuir com o município. Ganhamos a eleição, fiz um mandato de quatro anos como vice e em 2020 fomos à reeleição e vencemos. Tenho uma bagagem de quatro anos como vereador, oito anos como vice-prefeito e agora fui convidado para ser o candidato a prefeito”, conta.
Natural de Ilópolis, ele sempre morou em Santo Antão. “Sou casado, pai de duas filhas, sou agricultor, sendo que minha principal atividade é a erva-mate, e sinto que tenho muito a contribuir com o município. Já assumi a Secretaria de Finanças, a Secretaria de Obras, a Secretaria de Agricultura, então sei bem como funciona a máquina pública. Me sinto bem preparado para ser o prefeito de Ilópolis”, frisou.
Já Spezia é natural de Ilópolis, morador da Linha Santo Antônio e é agricultor. É a primeira vez que está participando da política. “Fui convidado pelo atual prefeito e pelo Fernando a concorrer. Fui pego de surpresa, mas me senti seguro e aceitei. A experiência tem sido muito boa e temos sido bem recebidos pelas pessoas as quais visitamos, até pelo trabalho que a atual Administração tem feito”, frisou.
Saúde
Dapont se orgulha em dizer que no ranking estadual a saúde no município está classificada entre as melhores da região alta do Vale do Taquari. “Temos uma baita estrutura no Posto de Saúde, temos o Hospital Leonilda Brunet que é referência, temos uma equipe de médicos, enfermeiros, dentistas, enfim, profissionais que fazem com que a saúde se torne referência. Se eleitos, queremos continuar com os convênios que temos hoje com os hospitais de Ilópolis, Encantado, Estrela, Porto Alegre, Passo Fundo, com os médicos, enfim. Não é porque está bom que vamos cair no comodismo. Queremos que a saúde avance ainda mais”, disse.
Ele cita também a implementação do agendamento de consultas. “As pessoas não mereciam ter que madrugar para se consultar em nosso Posto de Saúde. Ainda, hoje as pessoas não precisam mais passar o dia fora para uma consulta ou exame em outra cidade. Temos veículos que saem em horários diversos e queremos dar continuidade nisso”, falou. “Além do mais, hoje as pessoas debilitadas que não conseguem ir até o Posto de Saúde, deslocamos médico e enfermeira para visitá-las”, incrementou Dapont. Spezia por sua vez declara que atualmente são disponibilizados mais de 200 medicamentos no Posto de Saúde.
Educação e cultura
A educação de Ilópolis também é destaque a nível de Estado. “Isso se dá porque temos escolas com telas interativas implementadas em nosso governo, porque investimos nas reformas das escolas, a exemplo da Emafa, da Emei Criança Feliz e da Escola Princesa Isabel. Mas os resultados também se dão porque existem professores qualificados, sendo que fornecemos cursos de aperfeiçoamento para eles. E queremos oferecer cada vez mais condições aos nossos professores e todo o corpo educacional para que nossos alunos tenham educação de qualidade”, disse Dapont. “Em relação ao transporte escolar, todos os roteiros passam praticamente na porta da casa dos alunos”, relatou.
Spezia parabeniza os professores e toda a equipe da educação, bem como os motoristas, que fizeram a educação do município chegar onde está hoje. “Ainda, em relação à Emafa, destaco que devido à grande demanda de alunos, está em nossos planos ampliá-la”, comentou.
Dapont falou brevemente sobre a cultura. “Realizamos a Feira do Livro a cada dois anos com envolvimento de toda a rede municipal e sempre temos arquibancada lotada de pais e crianças prestigiando. Também cito as integrações nas comunidades, a exemplo dos cursos de danças, e queremos continuar com esse projeto que foi implantado no nosso governo”, ressaltou.
Infraestrutura urbana
Dapont cita as principais obras realizadas. “Tínhamos muito alagamento na cidade, então realizamos uma obra muito importante de tubulação para resolução disso. O asfalto também era um anseio da comunidade ilopolitana e mais de R$1,5 milhão desta obra foram realizados com recurso livre do município. Também investimos nas câmeras de videomonitoramento para dar à nossa comunidade mais segurança; investimos na arborização, retirando aquelas plantas que estavam danificando as calçadas e ruas; e está no nosso plano de governo para realizar num primeiro momento, a revitalização da Praça Itália onde vamos trocar as calçadas, fazer a parte da iluminação, enfim. Mais pavimentação e mais obras de tubulação também serão realizadas, bem como pretendemos recuperar as calçadas do município e plantar flores nos nossos canteiros centrais”, revelou.
Outro ponto salientado por ele é em relação ao Bairro Santa Rita. “Queremos fazer investimentos na rede de esgoto e queremos regularizar as matrículas, entregando nas mãos dos proprietários os terrenos escriturados”, disse.
O candidato a vice incrementou enfatizando que é necessário também dar uma atenção especial à iluminação pública da cidade e ao Parque de Eventos, que já recebeu alguns investimentos por parte da atual gestão na parte elétrica, nos banheiros e nas mangueiras.
Programas sociais
O candidato a prefeito é o primeiro a abordar acerca do tema. “Os programas sociais são desempenhados no Cras, mediante os grupos que são atendidos, e queremos ampliar isso. Queremos também buscar recursos para construirmos um Cras com estrutura maior”, citou.
Já Spezia avalia a importância de incentivar os Clubes de Mães e a Melhor Idade.
Agricultura
Segundo Dapont, para incentivar os produtores a permanecerem no campo é preciso dar a eles estradas de qualidade, bem como incentivos que hoje são dados através da Secretaria de Agricultura em calcário, fertilizantes e máquinas horas. “Também temos uma lei onde incentivamos agricultores que queiram investir em pocilgas e aviários, bem como a quem queira investir em indústrias”, destacou.
Ele também recorda a enchente de maio. “Não conseguimos talvez atender a demanda da nossa agricultura, nem da porteira para fora, nem da porteira para dentro, mas isso aconteceu em todo o Estado. Agora que o tempo começou a colaborar estamos conseguindo dar um atendimento melhor nessa área. O estrago foi muito grande, mas a partir de janeiro, se eleitos, queremos terceirizar máquinas agrícolas até normalizar os serviços que vinham sendo prestados”, esclareceu.
No atual governo também foram feitos mais de 18 quilômetros de calçamento no interior do município, com recurso estadual, federal e com recursos próprios. “O calçamento foi uma obra que todos só elogiam e agradecem. Em relação aos incentivos eu, como produtor rural, já fui ajudado e sei o quanto isso faz a diferença numa propriedade, e como temos como nosso carro-chefe a erva-mate, penso que poderíamos realizar palestras, seminários, cursos, para sempre procurar melhorar a qualidade do produto”, opinou Spezia.
E por falar em erva-mate, Dapont comentou: “Tenho que falar também do nosso Centro Vocacional Tecnológico que está pronto no Parque do Ibama dentro de uma área de 24 hectares, o qual será mobiliado e faremos parcerias com a AA Erva-Mate e com universidades para lá fazermos pesquisas de erva-mate, análises de solo, um estudo para que nosso produtor consiga produzir mais e ganhar mais dinheiro”, disse.
Demais projetos
Dapont enfatiza que a dupla contará com uma equipe de pessoas que terão o mesmo perfil, de fazer do pouco o bastante. “Mas sempre vamos ter que buscar parcerias com os governos Estadual e Federal. Hoje gastamos 15% dos recursos municipais na área da saúde, 25% na educação, a folha de pagamento está em cerca de 40% e sobra 20% do orçamento para tocarmos as demais secretarias e fazer investimentos. Temos funcionários que estão sim com o salário um pouco defasado e vamos fazer um estudo com nosso orçamento para dar um aumento no salário deles, para que possam prestar um serviço de qualidade”, revelou.
“Em relação ao esporte, temos campeonatos que aconteceram em nosso mandato e terão continuidade. Temos campeonatos municipais e regionais de salão, e municipais de campo. Mas no passado eram praticadas algumas modalidades, a exemplo da bocha, e penso que podemos mobilizar as comunidades para retomar. Os jovens, enquanto praticam esportes, não estão nas ruas”, frisou, enaltecendo que hoje o município conta com uma quadra revitalizada com grama sintética.
A Turismate terá continuidade, de acordo com Dapont. “Mas no nosso governo vamos sentar já no primeiro ano com as ervateiras, com a ACI.I, com os produtores rurais, com a Secretaria de Agricultura, com os conselheiros que representam as comunidades, para discutirmos de que forma fazer a Turismate que é uma feira que vem para divulgar não só a erva-mate, mas para evidenciar nosso município, suas indústrias, suas propriedades que são muito bem estruturadas e nosso turismo”, falou.
A chapa finaliza pedindo o apoio da comunidade. “Pretendemos continuar na mesma linha que está sendo traçada pelo atual governo, buscando sempre melhorar. Sempre vão haver falhas, mas vamos buscar corrigir e pedir à população um voto de confiança. Eu quero ser para o Fernando aquilo que o Fernando foi para o Ede, trabalhando juntos para o desenvolvimento do nosso município”, destacou Spezia.
Por sua vez, Dapont seguiu: “Agradeço a todos que já nos receberam em suas casas e onde ainda não passamos, com certeza visitaremos a cada um. Eu não estou falando aqui que vamos fazer tudo, mas com muita humildade e transparência prometemos trabalho. Nós não estaremos na prefeitura esperando as pessoas para conversar. Nós vamos ir até a comunidade, até o produtor rural, até o comércio para conversar, discutir, ouvir opiniões. Queremos ser prefeito e vice de Ilópolis, mas não de gabinete. Peço à população que vote na nossa chapa e vote também na nossa nominata de vereadores”, pediu.