Tempo de leitura: 3 minutos

Juntos, Gilberto De Paris (PL) e Vagner Mucelin (Progressistas) buscam a chefia do Executivo Municipal de Ilópolis para, segundo eles, fazerem a diferença.

O candidato a prefeito, De Paris, é casado e tem três filhos. É agricultor, formado em técnico agrícola e relata que faz política há muito tempo. “Fui vereador em 2000 e em 2016 (sendo o mais votado pelo PSB) e hoje coloco meu nome à disposição para prefeito, reforçando ao povo que estou preparado. Espero que a comunidade analise as propostas e veja quais são as melhores para o nosso município”, disse.

O candidato a vice, Mucelin, é casado e é pai de dois filhos. “Gosto muito de Ilópolis e quero vê-la crescendo cada vez mais. Cresci e nasci na Linha Terceira, interior do município, onde fui agricultor até os 13 anos. Após, passei a residir na cidade onde até os 27 anos trabalhei como pedreiro. Agora, sou comerciante há 14 anos e também vereador”, se apresentou.

Saúde

De Paris reconhece que a saúde no município sempre foi de alto nível. “Então, vamos aperfeiçoar o que já existe. Sem saúde não se faz nada e temos alguns projetos. Um deles é que os medicamentos sejam entregues aos necessitados em suas casas, por meio das agentes de saúde que fazem um excelente trabalho. Também queremos trazer mais especialistas na área da saúde para Ilópolis”, revelou.

Mucelin, também falou. “Queremos fazer um programa para gestantes com mais profissionais amparando-as; também queremos ampliar o número e a variedade de medicamentos na nossa farmácia básica; trazer para Ilópolis o Programa Mais Médicos para visita residencial aos mais debilitados; e criar um plantão no Posto de Saúde, inclusive nos finais de semana, para que possamos auxiliar principalmente as pessoas mais carentes”, comentou.

Recuperação do interior pós-enchente

De Paris avalia que a última enchente foi fora do comum.  “Há 83 anos não acontecia algo assim, foi inexplicável, e penso que precisamos estar preparados, pois pode acontecer novamente. Para prevenir outras grandes enchentes se fazem necessárias as dragagens, pois os rios estão assoreados. Também é preciso preservar as nascentes, a mata ciliar e as encostas. Eu e o Vagner vamos analisar com os técnicos para fazer um trabalho de prevenção em cima disso”, citou.

Mucelin comenta o quanto a agricultura foi afetada. “Por isso nós, como prefeito e vice, se eleitos, queremos dar suporte a esses agricultores, arrumando os acessos, auxiliando em suas propriedades, para que produzam cada vez mais para nossa cidade, pois o que gera mais retorno de ICMS para Ilópolis é a agricultura”, falou.

 

Infraestrutura urbana

Ainda a respeito dos danos causados pela enchente, a chapa cita que pretende canalizar o trecho que passa por trás do moinho e pela Padaria Dom Ruan, pois alguns comércios da cidade registraram perdas em função de alagamentos.

“Ainda, no nosso plano de governo, pretendemos adequar o valor do IPTU. Vamos ouvir a população e diante disso fazer o que for preciso para que ela fique satisfeita com nossa Administração”, disse De Paris.

“No Bairro Santa Rita queremos fazer a pavimentação, dar atenção ao saneamento básico, proporcionando aos moradores, mais qualidade de vida”, incrementou Mucelin. 

 

Educação e cultura

Para De Paris, a educação é a base de tudo. “Porém ouvimos muita reclamação atualmente em relação ao transporte para os estudantes universitários. Queremos disponibilizar mais recursos nessa área. Vamos olhar com carinho para esses alunos”, comentou. “Eu sei das dificuldades de um produtor, por exemplo, manter um filho na faculdade, e se esses jovens optam por permanecer na propriedade, o mínimo é darmos a eles um bom auxílio em relação ao transporte”, destacou.

“Também é importante abordar sobre o salário dos professores, que está defasado. Minha esposa foi professora por muitos anos e sei o quanto um professor deve ser valorizado Queremos dar a eles um aumento significativo”, disse.

Mucelin revela que a chapa também quer ampliar o horário da creche. “Hoje a creche fecha ao meio-dia, mas queremos mudar isso para ajudar os pais que trabalham fora”, falou. “Também queremos oferecer cursos profissionalizantes para jovens e adultos, por meio da ACI.I e queremos trazer para Ilópolis cursos de inglês, pintura, música, dança e teatro nas séries iniciais”, citou. Outra proposta da chapa é oferecer uniformes de verão e inverno para os estudantes da rede municipal, gratuitamente. 

Em relação à cultura, Mucelin conta que ele e De Paris querem ser parceiros do CTG. “Inclusive queremos, no Parque Municipal de Eventos, mediante emendas parlamentares, cobrir a cancha de tiro de laço. Como temos muitos deputados estaduais e federais, bem como o senador Luiz Carlos Heinze, que é muito parceiro de Ilópolis, com certeza vamos conseguir verbas para cobrir essa cancha”, garantiu. Outras ações contidas no plano de governo da chapa em relação à cultura é valorizar os artistas locais e incentivá-los a levar o nome de Ilópolis para outros municípios; e implementar festivais culturais. 

 

Turismo

De Paris cita o Museu do Pão e o Santuário São Paulo Apóstolo e diz que sim, é possível fazer um belo trabalho na área do turismo. “Temos aqui coisas de primeiro mundo a exemplo de parreirais irrigados por declive, temos uma cantina que pode ser explorada, podemos desenvolver turismo rural nas propriedades, enfim. Turismo gera renda, gera recurso e tem muitas propriedades que podem criar um espaço para receber os turistas. Eu, sendo prefeito, quero sentar com os demais prefeitos da região para desenvolver o turismo em conjunto, assim toda a comunidade ganha. Tudo o que se fala de turismo tem que ser associado à região, para que os turistas que vêm para cá, tenham um roteiro, passando por diversas cidades”, destaca.

Mucelin fala também sobre o Lago Verde. “É muito lindo e buscando emendas, queremos fazer uma pavimentação, uma ciclovia no entorno do lago”, comentou. “Também queremos ser parceiros dos restaurantes do nosso município para que aos domingos tenhamos um restaurante aberto, para que quando o turista passar por Ilópolis seja bem recebido”, disse.

 

Gerenciamento dos recursos públicos

Segundo De Paris, o município tem um belo orçamento. “E gerenciar eu sei muito bem, assim como sei gerenciar a minha propriedade. Sou agricultor, tenho dois aviários, conheço a área do campo e o Vagner conhece o comércio, a cidade. Então, vamos fazer um belo trabalho com o recurso público que tem que ser bem aplicado. Vagner atuou como vereador por um mandato, eu por dois, então carregamos a experiência de como fazer. Felizmente temos uma coligação Progressistas/PL com o apoio do PDT, então, temos meios muito fáceis de acessar recursos estaduais e federais do que um partido só, e cabe destacar que realizamos as coisas tendo dinheiro. Eu nunca vi fazer nada sem recurso”, disse.

Por sua vez, Mucelin, enfatizou a importância de ter um bom secretariado. “Queremos ter pessoas capacitadas dentro de cada pasta, pois tendo bons secretários a coisa anda de forma correta e justa”, avaliou.

 

Outras ações 

O candidato a prefeito recorda que auxiliou na obra de calçamento na Linha Borges (três quilômetros de pavimentação com 80% de recurso do Governo do Estado e 20% do município), sendo que conseguiu, com o apoio de outros vereadores na época, uma emenda parlamentar no valor de R$250 mil. “Para segurar o povo no interior temos que dar a ele condições, pois só quem mora na beira de estrada sabe como é difícil lidar com o pó. Na nossa gestão as pavimentações vão continuar”, revelou.

“Na área da agricultura, que é o carro chefe do município, queremos criar um projeto de lei de horas máquinas, adubação, enfim, destinados aos produtores. Também precisamos incentivar os suinocultores e avicultores”, incrementou De Paris.

E ainda acrescenta: “Temos projetos de valorizar mais também o funcionalismo público. Muitos funcionários estão deixando a prefeitura em razão de o salário não compensar, principalmente quando se fala de operadores de máquinas. Também queremos reativar a piscina térmica, pois foi investido dinheiro público e não foi usada; e fazer integração da nossa Terceira Idade com outros municípios”, revelou.

Mucelin cita outros projetos. “Queremos fazer uma capela mortuária pública que está sendo muito cobrada pelo povo, para que venha a atender todas as religiões do nosso município, pois todas são importantes; queremos ser parceiros do Sindicato Rural, que vem a agregar muito na agricultura; ser apoiadores da Apae, Brigada Militar e Polícia Civil; queremos ser parceiros do comércio no nosso município priorizando que as compras da prefeitura sejam feitas nele; objetivamos fazer berçários industriais para que o pequeno empresário tenha seu módulo e possa começar aos pouquinhos, sem aluguel. Isso gerará mais ICMS ao município, bem como mais vagas de emprego”, salientou.

E não para por aí. “Queremos adquirir uma área no município para podermos disponibilizar às pessoas mais humildes um espaço para que possam construir suas casas por meio de financiamento”, contou.

Outro assunto observado por Mucelin, é a geração de empregos. “Em Ilópolis hoje há falta de emprego principalmente para as mulheres. Queremos incentivar as empresas locais, mas além disso trazer empresas que gerem emprego para as mulheres e jovens. Ainda, queremos fazer uma parceria com a ACI.I para fornecer cursos, capacitando as pessoas para o mercado de trabalho”, afirmou.

 

Turismate

Tanto De Paris quanto Mucelin afirmam que o presidente da feira tem que fazer parte do setor ervateiro. “Vamos sentar com os ervateiros e analisar o melhor caminho para realizá-la”, disseram.

Eles finalizam pedindo o apoio da população. “Temos as melhores ideias, mas precisamos do apoio de todos para colocá-las em prática. Vamos ouvir a voz do povo e transformar em ação e progresso”, comentou Mucelin. “O povo pode ficar tranquilo, votando em nós o município está em boas mãos. Nosso plano de governo é enxuto e coerente, pois não adianta colocar muita coisa no papel e depois não concretizar as propostas. Queremos trabalhar ouvindo o povo e não impondo as coisas, não vamos ser um governo autoritário de meia dúzia de pessoas”, complementou De Paris.

 

QR CODE

https://www.facebook.com/correiodomate/videos/494553776526245

 

Compartilhe também no:

Dapont e Spezia ressaltam que trabalharão para que Ilópolis siga no caminho do desenvolvimento

Artigo anterior

Fabinho e Jeck revelam as prioridades do seu plano de governo

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.