Tempo de leitura: 1 minuto

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para o calor intenso que a população vai enfrentar nesta semana. A onda de calor deve ultrapassar os 40°C em várias partes do Estado. No Vale do Taquari, para esta terça-feira, a previsão é de máxima de 37ºC. Já de quarta até domingo é possível que o calor alcance a marca de 40ºC todos os dias.

O calorão ocorre devido a uma área de alta pressão atmosférica que está atuando sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo o predomínio de uma massa de ar seco e quente em todas as regiões. A área de alta pressão inibe a formação de nebulosidade e, consequentemente, eleva as temperaturas e deixa baixa a umidade do ar.

Com a persistência da área de alta pressão sobre o Rio Grande do Sul, ao longo desta semana, as temperaturas se manterão elevadas desde o período da manhã. O pico será atingido nas tardes, quando chegará aos 40°C. Durante a noite, as temperaturas poderão diminuir, mas não haverá alívio do calor.

A umidade relativa do ar ficará baixa na maioria das regiões gaúchas, atingindo níveis de alerta (abaixo de 20%) na metade Oeste. Com as temperaturas elevadas e sem previsão de precipitações nos próximos dias – a chuva deve chegar no próximo final de semana, iniciando pelo Oeste gaúcho – os mananciais deverão ser afetados,  em função da evapotranspiração. A expectativa é de que seja registrada uma piora nos níveis dos principais rios gaúchos, agravando a seca no Estado.

A Defesa Civil de Porto Alegre repassou as seguintes orientações à população:

  • Proteja-se do sol e do calor.
  • Beba líquidos e faça refeições leves.
  •  Abrigue-se em local seguro.
  • Dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil – fone 199 – ou Corpo de Bombeiros  – fone 193.

fonte: Agora No Vale

Compartilhe também no:
Page Up Solutions

Inflação sobe 0,73% em dezembro e fecha o ano em 10,16%, diz IBGE

Artigo anterior

Petrobras anuncia novo aumento nos preços da gasolina e do diesel

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.