A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a comissão externa que acompanha os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, ambas da Câmara dos Deputados, promoveram nesta terça-feira (5) um debate sobre as renegociações de dívidas dos produtores rurais gaúchos. O debate atendeu a pedido do deputado Afonso Hamm (PP – RS).
A delegação espumosense foi representada por Angela Santos e Solange Rosa e os vereadores espumosenses Jadir José de Oliveira e Leonardo Comin, do PP. A espumosense, Graziele de Camargo, coordenadora do Movimento SOS AGRO manifestou-se na ocasião e pediu celeridade nas medidas. Entidades como Farsul, Fetag, BNDES, o Banco do Brasil, Banrisul e representantes dos Ministérios da Fazenda, Agricultura também foram convidadas.
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1246/24, que abre crédito extraordinário de R$ 230,9 milhões para despesas com a contratação de seguro rural pelos produtores do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes no estado. A MP será enviada ao Senado.
O seguro é para a safra 2024/2025. Uma parcela dos recursos também será usada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para recuperação de sua infraestrutura de pesquisa no estado.