Tempo de leitura: 1 minuto

Você já parou para pensar na quantidade de invenções que facilitam o seu dia a dia? E em quantas ainda podem ser criadas? Tradicional na Expoagro Afubra, o Prêmio Afubra/Nimeq busca justamente isso: despertar a criação de inventos que possam facilitar a vida no campo. Na 21ª edição da feira, a premiação ocorreu na manhã de sexta-feira, 24, na Arena 1 do Espaço de Inovação do Agro.

Primeiro lugar na categoria Inventor, Alcir Zanella, 69 anos, de Arvorezinha/RS, era só alegria. Morador de Linha Segredo, onde mantém uma propriedade de 80 hectares, desenvolveu um distribuidor de fertilizantes para erva-mate. O trabalho, que durou cerca de cinco anos, hoje rendeu frutos. Além de receber o prêmio de R$ 2,5 mil em vale-compras na Agrocomercial Afubra, ganhou qualidade de vida na propriedade. “Trabalho sozinho na lavoura. E antes era tudo manual. O invento surgiu justamente dessa falta de mão de obra aliada à necessidade no campo”. Com a máquina, o trabalho de um dia pode ser feito em cerca de 15 minutos.

É justamente por isso que o diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra, Romeu Schneider, reforçou a importância da iniciativa. Durante a premiação, ele agradeceu o interesse e a participação de todos os inscritos, além de citar o ambiente da Expoagro Afubra para o desenvolvimento dessas atividades. “O homem tem inteligência para criar novidades e facilitar a vida na propriedade. Percebemos que isso vem acontecendo com mais força. A Afubra sempre irá apoiar e dar continuidade ao trabalho”.

O professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Antônio Lilles Tavares Machado, relembrou a trajetória do prêmio. “É gratificante ver que a ideia plantada há dez anos frutificou. Sempre queríamos incentivar as ideias dos produtores para resolver um problema próprio. E nada melhor que estar dentro da Expoagro Afubra para possibilitar essas melhorias”.

Saiba mais

Na categoria Inventor, os vencedores foram agraciados com troféu, certificado e vale-compras nas lojas Afubra. Já na Empresa, os participantes receberam certificado e troféu. Instituído em 2014, o Prêmio Afubra/Nimeq também conta com a participação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

 

Confira a lista completa dos vencedores

8º Prêmio Afubra/Nimeq – categoria Inventor:

1º lugar: Alcir Zanella, de Arvorezinha/RS. Invento: distribuidor de fertilizantes para erva-mate

2º lugar: César Brand, de Grão-Pará/SC. Invento: adubadora três linhas para tabaco

3º lugar: Jader Reichow Wilke, de Pelotas/RS. Invento: aplicador de herbicida à bateria

 

7º Prêmio Afubra/Nimeq – categoria Empresa:

1º lugar: Bioqueima. Invento: queimador à pellets

2º lugar: NHS Máquinas. Invento: descascadora de mandioca DSM.08

3º lugar: Jacto GM-2. Invento: aplicador de granulados

Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2023 – Jorn. Heloísa Letícia Poll

Compartilhe também no:
Page Up Solutions

ENCANTADO | Prefeitura anuncia obras de calçamento na Estrada da Santinha, no Lajeadinho

Artigo anterior

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 75 milhões

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.