Tempo de leitura: 1 minuto
3.195 eleitores de Dois Lajeados, município pertencente à 22ª Zona Eleitoral da Comarca de Guaporé, se deslocarão no domingo, dia 6 de outubro, para quatro locais de votação e, diante das nove urnas eletrônicas, escolherão quem será a dupla que comandará o Poder Executivo e os nove representantes do povo que estarão na Câmara Municipal de Vereadores ao longo da Gestão 2025/2028. O ato democrático movimentará, não só “Pequeno Paraíso”, mas as cerca de 5,57 mil cidades brasileiras.
Diferente dos demais eleitores, os doislajeadenses vão contabilizar um voto a mais. Não precisarão memorizar números ou levar a famosa “colinha”. Opinarão se são favoráveis à construção do novo Centro Administrativo Municipal na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol. Na urna eletrônica, aparecerão na tela as opções “sim” ou “não”. A Consulta Popular, ato realizado pela primeira vez na história da 22ª Zona Eleitoral, foi aprovada na terça-feira, dia 16 de julho, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS).
O pedido para a participação direta da população na decisão sobre o local de instalação foi proposto por parte dos vereadores que, em junho, aprovaram o Decreto Legislativo 01/2024. A Consulta Popular, conforme a justificativa, permitirá que a decisão seja tomada de forma democrática, respeitando a vontade dos cidadãos. Porém, independente do resultado nas urnas, é o Chefe do Poder Executivo que tem o poder de decidir onde construirá o Centro Administrativo Municipal. Dependerá, para a execução da obra, da aprovação do Poder Legislativo em caso de opção pela construção no Parque de Eventos João de Pizzol.
“A escolha do local para a instalação da sede da Administração Municipal é de grande importância para a comunidade, pois afeta diretamente a acessibilidade e a eficiência dos serviços públicos oferecidos… A Consulta Popular não só atende ao princípio da soberania popular, mas também fortalece a legitimidade das decisões tomadas pelos gestores públicos, uma vez que são embasadas na vontade coletiva dos cidadãos. A inclusão da população nesse processo decisório é um passo importante para a consolidação da democracia participativa em Dois Lajeados”, destaca trecho do Decreto legislativo.
A Consulta Popular, realizada concomitantemente às eleições 2024, aproveitará a estrutura disponibilizada pela Justiça Eleitoral e minimizará os custos operacionais.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Compartilhe também no:

Ministra da Saúde comemora dados da imunização infantil

Artigo anterior

Diretor do Daer reforça promessa de asfaltamento da ERS-129

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.