Tempo de leitura: 1 minuto
3.195 eleitores de Dois Lajeados, município pertencente à 22ª Zona Eleitoral da Comarca de Guaporé, se deslocarão no domingo, dia 6 de outubro, para quatro locais de votação e, diante das nove urnas eletrônicas, escolherão quem será a dupla que comandará o Poder Executivo e os nove representantes do povo que estarão na Câmara Municipal de Vereadores ao longo da Gestão 2025/2028. O ato democrático movimentará, não só “Pequeno Paraíso”, mas as cerca de 5,57 mil cidades brasileiras.
Diferente dos demais eleitores, os doislajeadenses vão contabilizar um voto a mais. Não precisarão memorizar números ou levar a famosa “colinha”. Opinarão se são favoráveis à construção do novo Centro Administrativo Municipal na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol. Na urna eletrônica, aparecerão na tela as opções “sim” ou “não”. A Consulta Popular, ato realizado pela primeira vez na história da 22ª Zona Eleitoral, foi aprovada na terça-feira, dia 16 de julho, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS).
O pedido para a participação direta da população na decisão sobre o local de instalação foi proposto por parte dos vereadores que, em junho, aprovaram o Decreto Legislativo 01/2024. A Consulta Popular, conforme a justificativa, permitirá que a decisão seja tomada de forma democrática, respeitando a vontade dos cidadãos. Porém, independente do resultado nas urnas, é o Chefe do Poder Executivo que tem o poder de decidir onde construirá o Centro Administrativo Municipal. Dependerá, para a execução da obra, da aprovação do Poder Legislativo em caso de opção pela construção no Parque de Eventos João de Pizzol.
“A escolha do local para a instalação da sede da Administração Municipal é de grande importância para a comunidade, pois afeta diretamente a acessibilidade e a eficiência dos serviços públicos oferecidos… A Consulta Popular não só atende ao princípio da soberania popular, mas também fortalece a legitimidade das decisões tomadas pelos gestores públicos, uma vez que são embasadas na vontade coletiva dos cidadãos. A inclusão da população nesse processo decisório é um passo importante para a consolidação da democracia participativa em Dois Lajeados”, destaca trecho do Decreto legislativo.
A Consulta Popular, realizada concomitantemente às eleições 2024, aproveitará a estrutura disponibilizada pela Justiça Eleitoral e minimizará os custos operacionais.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM