Graduação a distância não funciona! Isso é o que a maioria das pessoas dizem.
Antes da pandemia, eventualmente eu me perguntava se cursar uma faculdade em formato online valeria a pena e confesso eu que ficava balançada pelo conforto e pelos menores preços que o EAD nos proporciona. Por muitas vezes pensei coisas do tipo: “Eu poderia fazer meus horários” ou “Eu não precisaria sair de casa” ou então “Eu teria mais liberdade para organizar minha rotina” e por aí vai…
O fato é que quando ficamos de quarentena no ano de 2020, paramos de ir para a escola e tudo o que parecia ser uma grande nuvem cinza na minha cabeça, de repente se dissipou e começou a clarear. Quando experimentei a sensação de estudar à distância, percebi que aquilo definitivamente não era para mim.
No início foi interessante e de certa forma empolgante, posto que era novo. Mas felizmente a vida não é um mar de rosas e conforme os dias iam se passando aquela monotonia maçante ia vindo à tona, se tornando ainda mais cansativa do que a rotina a qual eu estava acostumada. Então dali em diante comecei a procrastinar minhas tarefas e obrigações, justamente por ter a liberdade de não precisar fazer na hora. No início eu assistia às aulas e logo em seguida fazia pesquisas, resumos e atividades referentes ao conteúdo, mas ao longo do tempo passei a não fazer mais as atividades, depois não fazia as pesquisas, até o momento em que eu não fazia nem o resumo da aula, o que gradualmente foi me levando à ruína.
Parece irresponsabilidade da minha parte, mas quando não temos nenhum estímulo – seja ele bom ou ruim – não sentimos vontade de fazer nada. E foi exatamente isso que aconteceu, eu não sentia mais a mesma vontade de estudar – na verdade não sentia vontade nenhuma de estudar – daquela forma. O ensino à distância não funcionou para mim e nem para muitos dos meus colegas. O que em teoria prometia ser libertador, na verdade acabou se tornando aprisionador, principalmente a partir do momento em que chegaram as avaliações e tínhamos que correr atrás do tempo perdido desacumulando toda aquela matéria, o que era no mínimo impossível. No final do ano letivo, além de cansados, estávamos praticamente implorando para voltar para a escola, mas não voltamos.
Minha experiência com estudos a distancia foi a pior possível e por isso repito, Graduação a distância não funciona (para mim)! Porque não sou uma pessoa extremamente organizada, porque não consigo me manter 100% focada não estando no ambiente escolar e principalmente porque sinto a necessidade de estar entre pessoas que tenham os mesmos objetivos que eu, simplesmente para me manter motivada. Mas é claro que não é só porque não funciona para mim que não pode funcionar para ninguém, afinal, há milhares de profissionais se formando todos os dias através de estudos a distância.
Tempo de leitura: 1 minuto