A liderança comunitária é um estilo de gestão e orientação que se concentra no fortalecimento e no empoderamento de comunidades. Esse tipo de liderança emerge da própria comunidade e envolve a mobilização de indivíduos para promover mudanças sociais, culturais e econômicas. Diferente de modelos de liderança tradicionais, que muitas vezes são hierárquicos e centralizados, a liderança comunitária é colaborativa e participativa, visando sempre o bem-estar comum.
Líderes comunitários incentivam a participação ativa dos membros da comunidade. Eles promovem espaços de diálogo e escuta, onde todos podem expressar suas opiniões, necessidades e aspirações. Esse estilo de liderança busca fortalecer a capacidade das pessoas de influenciarem suas próprias vidas e a realidade ao seu redor. Líderes comunitários não apenas lideram, mas também capacitam os outros a assumirem papeis ativos na construção de soluções para os desafios locais.
Em um mundo cada vez mais interconectado, a abordagem comunitária não apenas fortalece as relações locais, mas também serve como um exemplo poderoso de como a mobilização coletiva pode levar a transformações sociais profundas e positivas.
Bacharel em Ciências Contábeis, com pós-graduação em gestão do cooperativismo com MBA em Gestão estratégica de pessoas e negócios, entre outras importantes formações profissionais e experiências internacionais, proporcionadas pelo cooperativismo, sua carreira como gerente de agência sempre esteve em evidência, não apenas pelo desempenho como profissional, mas pela forte relação com a comunidade, praticamente o levaram a estar inserido como liderança na comunidade. Presidente do Lions Clube entre 2014 e 2015, membro do conselho paroquial do bairro Nossa Senhora das Graças, e tesoureiro do Conselho Paroquial de Arvorezinha é o atual presidente da Femate, a principal feira de negócios do município e uma das principais no Vale do Taquari. Ele é casado com Eliziane, e pai de Luiz Eduardo e Ana Luiza.
É necessário evidenciar o trabalho que quem se dedica além de sua vida profissional, e coloca a sua expertise à disposição da comunidade, auxiliando entidades e ajudando a construir com sua liderança um futuro melhor para todos. O troféu imprensa 2025 como liderança comunitária destaque vai para Eduardo Ranzzi de Oliveira.