Ele é jovem, novo na política, mas possui um desejo imenso de fazer mais pelo município de Espumoso. Eduardo Signor concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador e já tornou-se o segundo mais votado no município. O partido representado por ele nas eleições municipais foi o União Brasil.
Signor conta um pouco de sua trajetória. “Venho da área técnica com muitos cursos, muitas certificações e experiências de trabalho remoto, inclusive fora do país, mas decidi preservar minhas raízes em Espumoso. Também passei a integrar há alguns anos o grupo SOS Animais, onde criamos um CNPJ, desenvolvemos uma política pública em parceria com a Administração Municipal e conseguimos evoluir para um Castra Móvel. Ainda, fui convidado a fazer parte do Centro de Integração do Menor Espumosense (Cimes) onde hoje atuo no Conselho Fiscal, presidindo o Clube Aquático Espumoso e faço parte do Consulado do Inter. Enfim, estou sempre buscando ser voluntário de alguma causa, pois vejo que isso me aproxima de Deus. A política foi consequência de todo o trabalho realizado”, citou.
Ele segue explanando sobre como ingressou na política. “Comecei a me aproximar da política após as eleições de 2018, onde o Bolsonaro foi eleito. Depois que entrei na SOS Animais eu tinha uma certa dificuldade em entender o porquê o Poder Público não podia ajudar mais o grupo de proteção. A partir daí comecei a frequentar a Câmara de Vereadores em 2021 para poder olhar nos olhos dos vereadores e passar a entender algumas coisas. Me aproximei do deputado federal Maurício Dziedricki e de uma candidata a deputada estadual da região que lutava pela causa animal, mas foi somente em julho deste ano que decidi concorrer. Coloquei a cara a tapa e felizmente tive êxito”, comemora.
Principais bandeiras
Grande apoiador da causa animal, essa será uma das principais bandeiras defendidas por Signor. “O fato de Espumoso ter um Castramóvel em atuação é uma atitude louvável, que precisa de reconhecimento. Boa parte do bom desempenho da SOS Animais é pelo fato de o Castramóvel estar ativo e de a Administração Municipal repassar um recurso mensal. Realizamos sim várias ações privadas, mas o Poder Público é essencial para essa engrenagem funcionar. Eu defendo essa bandeira há quase quatro anos de forma voluntária, mas com muitas dificuldades em relação às políticas públicas, começando pela simples lei, que não temos, de proibição de fogos. Algo que tenho no meu radar é isso, para que animais e pessoas tenham mais qualidade de vida”, declarou.
“Vejo que a causa animal está cada vez mais forte e a resposta que tive nas urnas é a prova disso. Não entrei na causa animal buscando entrar na política, mas entrei na política para defender a causa animal. A comunidade está olhando para a causa animal com outros olhos e me deixa tranquilo saber que vivemos numa sociedade que entende nossa mensagem”, completou.
Outras bandeiras levantadas por ele enquanto vereador são: “Quero aproximar as pessoas do interior, da cidade, nem que seja através da tecnologia, pois algumas ainda estão totalmente isoladas, sem comunicação. Além disso, irei lutar muito pela valorização das entidades e desenvolvimento de indústrias, pois não devemos depender totalmente do agro. Ainda, peço que as pessoas participem mais ativamente das sessões da Câmara de Vereadores, pois vejo que quem pode mudar mesmo o futuro do município é a população que cobra seus direitos por meio de críticas construtivas e de maneira educada”, pontuou.
O vereador eleito finalizou: “Mas de forma geral, o foco principal é o desenvolvimento do município. O União Brasil não freará nada. Seremos considerados oposição, mas uma oposição que propõe, que questiona, que fiscaliza muito. Eu penso muito em fazer um mandato baseado em algumas coisas: na minha consciência, na opinião de nossos eleitores e no regimento da Câmara, mas algo que vai me nortear também será o plano de governo do prefeito e vice eleitos, afinal, muita coisa foi prometida, e muita coisa, no ponto de vista do União Brasil, tem que ser cumprida. Tenho muitos projetos e precisarei do apoio de todos e tenho muitos recursos para buscar. Se vierem com parcerias seremos parceiros, mas se vierem com embates viremos com embates. Quero orgulhar as 835 pessoas que votaram em mim e me orgulhar também, sendo que completo os 836 votos”, concluiu.
“É um partido de centro, nem de extrema esquerda e nem de extrema direita”
O presidente do União Brasil em Espumoso, Antônio Gelson de Moraes (Caipora), comentou sobre o surgimento do União Brasil no município. “O União Brasil surgiu como apoio à atual Administração que resolveu abranger mais partidos políticos. Nossa ideia era lançar nove candidatos a vereadores, mas conseguimos somente quatro, sendo um deles o Eduardo Signor, que aceitou concorrer, vestiu a camisa e foi eleito. Agradecemos a comunidade que abraçou nossa causa e digo que hoje o União Brasil é um dos partidos que mais cresce no país. É um partido de centro, nem de extrema esquerda e nem de extrema direita. No Brasil o partido elegeu 589 prefeitos, sendo 21 no RS. Em Espumoso elegemos o segundo vereador mais votado da história do município. Convidamos as pessoas para que integrem o partido, pois podem ter a certeza de que daqui há quatro anos o União Brasil será muito mais forte em Espumoso”, disse.
Questionado sobre o que fez as pessoas migrarem de partidos na última eleição, ele destaca: “Teve muito reflexo das eleições presidenciais de 2022. Também vejo que existiu um desgaste com a atual Administração”, apontou.
Caipora esteve em Porto Alegre há alguns dias. “Falamos aos deputados que muitos não chegam em Espumoso. Alguns falaram que virão ao município e disseram que estão no gabinete à nossa disposição, então, acredito que estamos bem encaminhados e vamos ajudar muito Espumoso. Além do mais, digo às pessoas que podem esperar do União Brasil a partir de 2025 na Câmara de Vereadores, responsabilidade. Na nossa visão, política é a arte de fazer a coisa certa, e a juventude na política está chegando com tudo”, finalizou.