Tempo de leitura: 1 minuto

Auxiliar e cooperar com a vida financeira das pessoas nas comunidades em que o Sicredi está inserido, levando mais informação, conhecimento e boas práticas para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro é o objetivo do Programa Cooperação na Ponta do Lápis.

Em 2023, o Sicredi Região dos Vales levou conhecimento sobre educação financeira para mais de 1.200 pessoas de diversos municípios da região. O programa possui didática segmentada para cada tipo de público, desde o infantil até o adulto, para que o conteúdo seja proveitoso em sua totalidade.

As atividades educativas realizadas compartilham boas práticas e informações que podem contribuir para uma vida financeira mais equilibrada, com dicas para melhorar a relação com o dinheiro.

Nos encontros realizados em empresas, escolas e entidades, foi abordado sobre a importância do planejamento familiar, trazendo uma reflexão sobre os gastos pessoais e familiares para entender se o orçamento está sendo bem gerenciado. Também levou conhecimentos sobre o consumo consciente, poupança, investimentos e uso do crédito, considerando os desejos e as necessidades atuais e futuros dos participantes.

“Nossos materiais e ações consideram os diversos perfis de públicos, portanto utilizamos linguagem e conteúdo adaptados ao público infantil, jovens e adultos. Nosso propósito é gerar reflexão sobre o tema e contribuir na tomada de decisões, auxiliando as pessoas a lidarem de forma consciente com seus recursos financeiros” destaca Francieli Ravazio, Coordenadora de Comunicação, Marketing e Programas Sociais do Sicredi Região dos Vales.

Ação nacional

Em âmbito nacional, o Sicredi realizou 4.742 iniciativas nas edições da Semana Nacional de Educação Financeira em 2022 e 2023, alcançando mais de 20 milhões de pessoas. Os dados são do relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), organizador do evento anual. Em uma média das duas mais recentes edições, a instituição foi responsável por realizar 65% do total de ações do Sistema Financeiro Nacional.

O Sicredi, também por meio da sua Fundação, intensificou a parceria com a Mauricio de Sousa Produções, lançando experiências de educação financeira na Vila da Mônica, em Gramado – RS, um parque temático da Turma da Mônica inaugurado em outubro de 2022. A experiência proporciona aos visitantes vivências sobre o tema de educação financeira em diversas atrações.

Compartilhe também no:

Público da Expodireto Cotrijal 2024 já ultrapassa 256 mil pessoas

Artigo anterior

Premiações do Receita Certa podem ser resgatadas até domingo (10)

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.