Tempo de leitura: 1 minuto

O primeiro Programa de Fundo Social foi lançado recentemente pelo Sescoop/RS que está alinhado ao seu Planejamento Estratégico. Por esta razão para o orçamento de 2023 foram aprovados dez projetos que juntos somam o valor de R$ 1.6 milhão e devem beneficiar mais de 32 mil pessoas no RS.

Todos os projetos do Programa são voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente e em Espumoso desde o começo da iniciativa que foi em 2017, foram atendidos mais de 800 alunos.

Segundo as Assessoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Espumoso, Janesca Stefenon Ozelame e Cristiane Bonacina Vione o Cotriel Educando para o Campo, destinado a alunos do 6º ano das escolas Augusto Peruzzo, Emílio Henrique Schimidtt e Imaculada Conceição , de Espumoso, Escola Princesa Isabel, de Alto Alegre, Escola Menino Deus, de Campos Borges e escolas Leonel de Moura Brizola e Roberto Textor, de Jacuizinho, foi um dos contemplados. “E essa iniciativa conta com o apoio da Cotriel e da Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação daqui do município. E que em 2022, o tema foi Empreendedorismo Rural Sustentável, contribuindo com um número expressivo de alunos”, declara Cristiane.

Para Janesca Ozelame, Educando para o Campo auxilia os alunos a mudar suas atitudes e seus hábitos, através da cooperação entre educação, cooperativa e escola, sendo o aluno protagonista do processo. “E essas mudanças acontecem e com certeza são favoráveis para o todo, visto que um dos destaques maiores das edição de 2022 foram as hortas escolares, evidenciando a sustentabilidade e o empreendedorismo, despertando a consciência ambiental, hábitos de vidas saudáveis, incentivo à agricultura familiar, quando o alimento produzido torna-se meio de subsistência e perspectiva de vida do campo”, evidencia.

Ampliação das ações em 2023

Segundo Cristiane a expectativa é de que as atividades de 2023 em todas as escolas sejam iniciadas em abril, quando será lançada a edição deste anual do programa, e apresentado o tema que norteará os trabalhos. “Para este ano, a partir dos recursos obtidos pelo fundo social da Ocergs Sescoop será possível ampliar as ações, com formação de professores, cursos para os alunos, a elaboração de cartilhas orientativas e eventos culturais”, destaca a assessora.

Ana Beatriz Gava, assessora administrativa da Cotriel, salienta que a qualidade do trabalho do Educando para o Campo ao longo dos últimos anos resultou neste reconhecimento estadual, que é de extrema importância. “Entre todos os projetos em todo o Rio Grande do Sul, fomos contemplados em sexto lugar. Temos nos empenhado em fazer este trabalho social e graças à atuação de todos os nossos parceiros tivemos a sensibilidade da Ocergs em proporcionar este apoio importante que vai ajudar a qualificar ainda mais todos os nossos projetos”, ressalta.

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Graduate Internship Program Chat Hour

Artigo anterior

Chatib Review 2022

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.