Tempo de leitura: 1 minuto

O Rio Grande do Sul encerrou o primeiro mês de 2025 com queda nos índices de criminalidade em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os homicídios dolosos reduziram 45%, passando de 190 casos, em janeiro de 2024, para 105. Os crimes de feminicídio caíram 17%, percentual que representa a diferença entre os 12 casos registrados no ano passado e as dez ocorrências deste ano.

Os latrocínios tiveram queda de 50%, passando de seis casos de roubo seguido de morte para três. As estratégias de combate aos crimes de roubo a pedestre e roubo de veículos contribuem diretamente para a redução nos latrocínios. No caso de roubo a pedestre, a retração foi de 37%. Ao todo, 978 ocorrências foram registradas, ao passo que, em janeiro do ano anterior, foram mais de 1,5 mil. Considerando a série histórica, é a primeira vez que o número ficou abaixo de mil. Já em relação aos roubos de veículos, as estatísticas mostram uma queda de 35%, passando de 269 ocorrências para 175.

Também houve redução de ocorrências em bancos e em estabelecimentos comerciais, além do transporte coletivo e do campo. Em instituições financeiras, nenhum crime foi registrado. A diminuição das ocorrências no comércio foi de 17%, passando de 447 casos para 369. Já no transporte coletivo, a queda registrada foi de 44%. Os 15 casos de janeiro de 2025 se contrapõem aos 27 do mesmo período do ano anterior. Em relação aos crimes de abigeato, as 159 ocorrências representam uma retração de 40% em face dos 265 casos de janeiro passado.

Os dados refletem os resultados de ações especiais, operações e apreensões da Polícia Civil e da Brigada Militar, de norte a sul do Estado, garantindo sempre a segurança dos gaúchos.

Texto: Ascom SSP
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

SERAFINA CORRÊA | Com drogas, Brigada Militar efetua prisão de jovem e apreensão de adolescente

Artigo anterior

ARVOREZINHA | Mandado de prisão de indivíduo pela prática de homicídio

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.