Tempo de leitura: 1 minuto

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater/RS-Ascar) tornou-se a primeira instituição do governo estadual a implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta de gestão de processos e documentos eletrônicos. O ato que formalizou a adesão foi realizado nesta quinta-feira (6/2), com a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira, e do presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz. O sistema já está disponível para os servidores do órgão, escolhido para ser piloto no projeto de expansão do SEI no Estado.

A ação é fruto da parceria, iniciada em 2024, entre o governo do Rio Grande do Sul, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desenvolvedor do sistema. Os projetos-piloto servirão como base para a expansão do SEI RS, garantindo que a ferramenta seja implementada de forma eficiente e adaptada às demandas da administração pública estadual.

A implantação do SEI no RS é liderada pela SPGG, por meio da Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI). A execução está a cargo da Divisão de Soluções Digitais da STI, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers) e da Procergs.

“A implantação do SEI na Emater é um ato de extrema importância, um grande passo para toda a administração do Estado, em que caminhamos para a integração dos processos eletrônicos com os demais entes administrativos. Esta parceria busca desburocratizar e promover mais agilidade e segurança na movimentação de documentos da administração pública”, enfatizou o secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira.

O SEI RS também será disponibilizado em breve aos municípios, permitindo que governos locais modernizem seus processos administrativos e ampliem a digitalização da gestão pública. No âmbito estadual, os próximos pilotos serão realizados na InvestRS, Cage e PGE-RS.

“Este foi um momento muito aguardado institucionalmente. Ficamos muito felizes de sermos o piloto no governo do Estado para a implantação do SEI, um sistema que permite uma série de controles e registros, que tende a agilizar e tornar mais eficiente a gestão dos processos”, ressaltou o presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz.

Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Receita Estadual lança programa de autorregularização para recuperar cerca de R$ 8 milhões em imposto sobre rações

Artigo anterior

ARVOREZINHA | Coral inicia as atividades nesta semana

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.