Tempo de leitura: 1 minuto

Uma reunião na manhã desta quinta-feira, dia 20, entre a direção do Hospital Beneficente Santa Terezinha e integrantes da Administração Municipal e Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social definiu pela elaboração de uma Nota Técnica em conjunto, com o objetivo de prestar esclarecimentos à população sobre a utilização do atendimento do Pronto-Socorro do Hospital.

A principal preocupação dos profissionais de saúde e das autoridades é com a superlotação do serviço devido à procura indiscriminada pelo Pronto-Socorro.

A orientação é que seja priorizado o atendimento no Hospital para casos de urgência e emergência.

A medida ocorre após o aumento de casos de Covid no município.

Em situações de sintomas de síndromes gripais, por exemplo, devem ser buscados os Postos de Saúde e o Centro de Operações de Emergências (COE) pelo Telefone/WhatsApp 9.9841.0235. Também pode ser utilizado o aplicativo da saúde “Eagle Care” para a realização de pré-triagem.

Confira a nota na íntegra

O Hospital Beneficente Santa Terezinha e a Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social vêm a público prestar os seguintes esclarecimentos à população encantadense sobre o atendimento no Pronto-Socorro do Hospital e Serviços de Saúde do Município:

– Recomenda-se a utilização do Pronto-Socorro para atendimento de casos de urgência e emergência. A procura indiscriminada ao Pronto-Socorro pode provocar superlotação no Serviço e prejudicar o atendimento dos pacientes com maior gravidade.

– Para síndrome gripal e sintomas como dores de garganta, cabeça, musculares e ouvido, etc, procure os Postos de Saúde nos horários de atendimento, o COE 24 horas pelo Telefone/WhatsApp 9.9841.0235.  Também pode ser utilizado o aplicativo da saúde “Eagle Care” para a realização de pré-triagem.

– O Pronto-Socorro utiliza o método de classificação de risco conforme protocolo do Ministério da Saúde exposto na Recepção do Pronto-Socorro, em que os casos de urgência e emergência recebem atendimento prioritário. Em razão dos atendimentos prioritários (classificação de risco) pode haver demora no atendimento dos casos menos graves, classificados nas cores AZUL e VERDE.

– Evite procurar o Pronto-Socorro em casos que não requeiram urgência.

– Em caso de dúvidas, entre em contato com o COE ou com sua Unidade Básica de Saúde pelo Telefone ou WhatsApp.

– Salientamos que estamos passando novamente por um momento crítico da pandemia devido ao aumento do número de casos de Covid e, por isso, solicitamos a compreensão de todos.

– Reiteramos a obrigatoriedade do uso de MÁSCARA.

Assinam a nota o diretor do Hospital, Evandro Klein, a secretária da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, e o médico coordenador do Pronto-Socorro, Dr. Fábio Fraga.

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Encantado

Compartilhe também no:
Page Up Solutions

ARVOREZINHA | Boletim Epidemiológico

Artigo anterior

ARVOREZINHA | Polícia cumpre mandado de busca e apreensão – Prisão em flagrante

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.