Tempo de leitura: 2 minutos

Encantado tem obtido resultados importantes na área de segurança pública, fruto de uma gestão integrada que envolve diferentes níveis do poder público e forças de segurança. As iniciativas, que abrangem investimentos em infraestrutura urbana e tecnológica, têm contribuído para a redução dos índices de criminalidade e fortalecimento da sensação de segurança na comunidade.

Conforme dados do sistema Gestão Estatística em Segurança (GESeg), do governo do Estado, os números tiveram uma queda de 70% em comparação ao ano anterior no indicador de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que consideram os homicídios, feminicídios e latrocínios. Foram duas ocorrências em 2024, contra sete em 2023. É o menor nível desde 2015 (veja gráfico). Os dados apurados no mês de novembro desse ano também apontam diminuição de 33% em roubo a pedestre, 100% em roubo de veículo e 54% em furto/arrombamento a residência.

De acordo com o comandante da 2ª CIA do 22º BPM, capitão Guilherme Caneppele, esse avanço na segurança se deve a ações e operações desenvolvidas com o apoio da ferramenta de gestão do GESeg, utilizando-se do mapa de calor que indica onde acontece o maior número de ocorrências, com a manobra de efetivo e ações pontuais, além da integração entre os órgãos da segurança pública com iniciativas integradas. “Apesar do déficit efetivo ainda ser grande, a Brigada Militar consegue desenvolver seus trabalhos com o apoio do sistema e de uma ação com base em números e estatísticas”, explica. “A redução de 60% em homicídio, por exemplo, significa que tivemos dois até o momento, no acumulado de 2024. Ao passo que no ano passado nós tivemos cinco homicídios. É um dado expressivo e por isso que está sendo comemorado”.

Relacionado a essa diminuição ganha destaque também a integração em conjunto da própria Brigada com outras forças, como a Polícia Civil e o poder judiciário. “A partir do momento em que alguma anomalia ou ocorrência é detectada, fazemos a nossa ação de polícia extensiva. Tentamos fazer a prevenção ou a repressão com a prisão em flagrante e, quando não é possível, visamos colher elementos para compartilhar com a Polícia Civil para ser feita alguma operação, algum comprimento de mandato, prisão preventiva. São essas ações e operações integradas que fazemos com os outros órgãos de segurança, especialmente a Polícia Civil”, salienta Caneppele.

O delegado Alex Assmann acrescenta que a instituição trabalha com o índice de CVLI, pelo fato desse tipo de critério ser utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para qualificar os países e os Estados em violentos ou não. “O homicídio tem que ser prioridade de investigação, porque o bem mais precioso é a vida. Sem a vida não tem nada, então o crime letal intencional, tirar a vida de alguém, tem que ser a prioridade da polícia”, destaca o delegado.

Iluminação pública

O governo de Encantado tem investido em projetos para contribuir com a segurança da população. Desde o ano passado, 2.314 luminárias de LED foram instaladas pela cidade. A iniciativa contemplou mais de 50% da cobertura total do município. “Favorece não somente os moradores, mas também os turistas que tem visitado Encantado com frequência”, comenta o prefeito Jonas Calvi.

A educação também é vista pelo gestor como uma alternativa importante para diminuir a criminalidade. “Temos buscado melhorar o ensino, impactando positivamente na formação das crianças e na capacitação dos cidadãos. Essas ações contribuem diretamente para a redução da criminalidade ao promover oportunidades e cidadania”, acrescenta Calvi, que considera o projeto do videomonitoramento o primeiro passo para a prevenção e o suporte às investigações da polícia. “Com essas ações, estamos não só garantindo um ambiente mais seguro para os moradores, mas também fortalecendo nossa cidade como destino turístico, já que a segurança é um fator essencial para quem nos visita”, conclui.

Reforço no armamento

A Brigada Militar de Encantado recebeu recentemente quatro fuzis calibre 5,56. Os armamentos foram adquiridos por meio de uma campanha comunitária organizada pelo Consepro. O presidente da entidade destaca que a entrega das armas busca dar um suporte a mais à BM. “Como respiramos turismo hoje em dia, esses armamentos vêm para gerar mais segurança para a população local e da região”, enfatiza.

Instalação de câmeras

Câmera nova instalada na subida para a Lagoa da Garibaldi. (Fotos: Brayan Bicca)

O sistema de videomonitoramento, implementado em 2017 e atualmente em expansão, desempenha um papel importante na prevenção de crimes e na identificação de suspeitos. Segundo o presidente do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), Robison Gonzatti, as câmeras não apenas monitoram pontos estratégicos do município, mas também operam como cercamento eletrônico, capturando placas de veículos em entradas e saídas da cidade. “Essas ferramentas permitem que a Brigada Militar identifique rapidamente veículos suspeitos, resultando em apreensões e na prevenção de crimes”, explica Gonzatti.

Um dos novos investimentos para o reforço da segurança de Encantado está sendo a instalação das câmeras leitoras de placa veiculares. Os equipamentos já foram posicionados nas proximidades da empresa Guinchos Fávero, no Bairro Jacarezinho, no cruzamento dos acessos à Linha Cedro e ao município de Capitão, e no acesso ao Complexo do Cristo Protetor, próximo ao Boulevard Encantado. “As câmeras leitoras de placa foram colocadas em locais estratégicos, sendo que este estudo foi feito com a Brigada Militar, para termos o cercamento eletrônico em nosso município”, relata o presidente.

Gonzatti também destaca a instalação de 13 novas câmeras no município. Entre os locais estão o Trevo Peteba, a estrada da subida da Lagoa da Garibaldi, o trevo de acesso ao Cristo Protetor, as proximidades da Casa Le Chiave e a estrada da Linha Cedro.

A Hora
Compartilhe também no:

TJD pune Atlântico e Guarany está na final do Gauchão de Futsal

Artigo anterior

Lions Clube de Espumoso entrega livros e DVD´s ao CIMES

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.