Tempo de leitura: 1 minuto

Buscar referência em média e alta complexidade em traumato-ortopedia no Vale do Taquari. Esta foi a pauta da reunião, realizada nesta segunda-feira (13), entre os prefeitos Jonas Calvi, de Encantado, Elmar Schneider, de Estrela, (presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari) e Tiago Michelon, de Vespasiano Corrêa, (presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari).
Representantes da direção do Hospital de Estrela, Jhonnie Locatelli e José Clóvis Soares, apresentaram proposta para o custeio dos serviços, que incluem cirurgias eletivas e consultas de pré e pós operatório. Os recursos seriam divididos de forma tripartite, com custeio por parte do governo federal, estadual e municipal.
A reunião dá continuidade as conversas que ocorreram em Porto Alegre, na sede da Secretaria Estadual da Saúde (SES), oportunidade em que a titular da pasta Arita Bergman sinalizou que o Estado é parceiro nesta proposição.
A casa de saúde já enviou proposta de investimento para o Estado. Agora, entidades como a AMAT e AMVAT deverão se reunir – em assembleias extraordinárias, na próxima semana – com seus prefeitos e secretários de Saúde para avaliar a participação dos municípios.
“Os pacientes de Encantado e toda a Região serão beneficiados, com maior agilidade nos atendimentos de pessoas que sofreram acidentes, necessitam de próteses, possuí síndrome de túnel do carpo, entre outros casos. Hoje a referência para o tratamento de traumato-ortopedia de urgência, emergência e eletiva no Estado é o município de Canoas, que apresenta grande demanda e fila de espera. Dispor de novos prestadores do serviço aqui na região também vai melhorar a qualidade dos atendimentos. A boa relação que cultivamos com a secretária Arita ajuda a buscar estas soluções. É muito positivo!”, enfatiza o prefeito Jonas.

Também participaram da reunião a secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social Clarissa da Rosa Pretto Scatola, o secretário municipal da Saúde de Estrela Celso Kaplan, a coordenadora da 16º Coordenadoria Regional da Saúde Rafaela Fagundes e representantes da SES, de forma online.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe também no:

Acordo Mercosul-União Europeia é tema na Arena Agrodigital

Artigo anterior

Dois terços dos condutores gaúchos já usam a carteira de habilitação no celular

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.