Na tarde desta quarta-feira, 27 de novembro , na Afeco, aconteceu o encerramento do Projeto Cotriel Educando para o Campo. Realizado pela Cotriel com apoio da área técnica e gerentes das Unidades, o projeto que este ano teve como tema o Empreendedorismo 4.0, tendo a inovação do produto empreendedor, utilizando a tecnologia, com foco na sustentabilidade. A coordenação pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso, com apoio da Coeducars e demais Secretarias de Educação dos municípios participantes. O aporte financeiro foi mais uma vez fornecido pelo Fundo Social do Sescoop/RS.
Na abertura, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini frisou que a iniciativa segue crescendo devido ao trabalho cada vez mais incessante de desmistificar o tabu com relação à permanência do jovem no campo, a fim de que ele reflita e compreenda o papel que a agricultura tem para as pessoas independente do tamanho da propriedade: “Além de estudar, a meta com o programa é fazer que os estudantes trabalhem a prática e entendam que é possível sempre fazer algo mais. É preciso que aprendamos a ser empreendedores e conhecer a realidade para tomar decisões para o nosso futuro. Parabéns aos trabalhos maravilhosos que cada escola tirou do papel, promovendo um mundo melhor e mais seguro de forma sustentável e com inclusão social. Nosso reconhecimento a todas as mãos que contribuíram com o sucesso deste projeto”, destacou.
Em sua fala, a secretária de educação de Espumoso, Magali Oliveira agradeceu as equipes que ao longo destes últimos sete anos coordenaram o Educando para o Campo e fizeram que a iniciativa crescesse exponencialmente chegando atualmente a seis municípios da região: “Todas as comunidades escolares estão de parabéns pelo carinho e amor que destinaram ao projeto. “A educação prioriza o bem das pessoas e que os alunos sejam pessoas do bem, melhores do que nós a fim de que tenham conhecimento para fazer de sua vida no futuro uma vida próspera e sustentável. O projeto fez que os alunos tivessem o seu protagonismo reconhecido e a Cotriel como uma acreditadora na educação faz que o cooperativismo aconteça nas comunidades, indo muito além do financeiro, da sociedade, buscando o bem social, gerando pessoas que serão líderes das comunidades nas esferas cooperativistas, públicas ou privadas. Ao final, a secretaria e as Assessoras Pedagógicas do programa, Janesca Ozelame e Cristiane Vione homenagearam o presidente, Leocezar Nicolini, o vice, Paulo Edemilson Parizotto e a assessora administrativa e coordenadora do projeto, Ana Beatriz Gava pelo incentivo ao projeto. Ao final, todos assistiram o filme Divertidamente 2 e expuseram os produtos de cada educandário os quais puderam adquiridos pelos presentes.
Sobre o projeto
O Cotriel Educando para o Campo é destinado a alunos do 6º e 7º anos, com a assessoria pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso que monitora os educandários dos municípios de Espumoso, Alto Alegre e Tunas. Já as escolas de Campos Borges, Jacuizinho e Salto do Jacuí seguem sendo coordenadas pela Coeducars. As escolas participantes são: Escola Augusto Peruzzo, (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmidt (Campo Comprido), Imaculada Conceição (Depósito), município de Espumoso; Princesa Isabel (Treze de Maio), de Alto Alegre, Escola Menino Deus de Campos Borges e Leonel de Moura Brizola (Cidade) e Roberto Textor (Serra dos Engenhos), em Jacuizinho e Euclides Kliemann (Tabajara) e João Gonçalves Vieira (Capão Bonito), em Salto do Jacuí e de Tunas as escolas municipais Casemiro de Abreu (Linha Floresta) e Rui Ramos (Nossa Senhora Aparecida). Foram atendidos este ano mais de 350 alunos.