Tempo de leitura: 1 minuto

Na tarde desta quarta-feira, 27 de novembro , na Afeco, aconteceu o encerramento do Projeto Cotriel Educando para o Campo. Realizado pela Cotriel com apoio da área técnica e gerentes das Unidades, o projeto que este ano teve como tema o Empreendedorismo 4.0, tendo a inovação do produto empreendedor, utilizando a tecnologia, com foco na sustentabilidade. A coordenação pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso, com apoio da Coeducars  e demais Secretarias de Educação dos municípios participantes. O aporte financeiro foi mais uma vez fornecido pelo Fundo Social do Sescoop/RS.

Na abertura, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini frisou que a iniciativa segue crescendo devido ao trabalho cada vez mais incessante de desmistificar o tabu com relação à permanência do jovem no campo, a fim de que ele reflita e compreenda o papel que a agricultura tem para as pessoas independente do tamanho da propriedade: “Além de estudar, a meta com o programa é fazer que os estudantes trabalhem a prática e entendam que é possível sempre fazer algo mais. É preciso que aprendamos a ser empreendedores e conhecer a realidade para tomar decisões para o nosso futuro. Parabéns aos trabalhos maravilhosos que cada escola tirou do papel, promovendo um mundo melhor e mais seguro de forma sustentável e com inclusão social. Nosso reconhecimento a todas as mãos que contribuíram com o sucesso deste projeto”, destacou.

Em sua fala, a secretária de educação de Espumoso, Magali Oliveira agradeceu as equipes que ao longo destes últimos sete anos coordenaram o Educando para o Campo e fizeram que a iniciativa crescesse exponencialmente chegando atualmente a seis municípios da região: “Todas as comunidades escolares estão de parabéns pelo carinho e amor que destinaram ao projeto. “A educação prioriza o bem das pessoas e que os alunos sejam pessoas do bem, melhores do que nós a fim de que tenham conhecimento para fazer de sua vida no futuro uma vida próspera e sustentável. O projeto fez que os alunos tivessem o seu protagonismo reconhecido e a Cotriel como uma acreditadora na educação faz que o cooperativismo aconteça nas comunidades, indo muito além do financeiro, da sociedade, buscando o bem social, gerando pessoas que serão líderes das comunidades nas esferas cooperativistas, públicas ou privadas. Ao final, a secretaria e as Assessoras Pedagógicas do programa, Janesca Ozelame e Cristiane Vione homenagearam o presidente, Leocezar Nicolini, o vice, Paulo Edemilson Parizotto e a assessora administrativa e coordenadora do projeto, Ana Beatriz Gava pelo incentivo ao projeto. Ao final, todos assistiram o filme Divertidamente 2 e expuseram os produtos de cada educandário os quais puderam adquiridos pelos presentes.

Sobre o projeto

O Cotriel Educando para o Campo é destinado a alunos do 6º e 7º anos, com a assessoria pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso que monitora os educandários dos municípios de Espumoso, Alto Alegre e Tunas. Já as escolas de Campos Borges, Jacuizinho e Salto do Jacuí seguem sendo coordenadas pela Coeducars. As escolas participantes são: Escola Augusto Peruzzo, (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmidt (Campo Comprido), Imaculada Conceição (Depósito), município de Espumoso; Princesa Isabel (Treze de Maio), de Alto Alegre,  Escola Menino Deus de Campos Borges e Leonel de Moura Brizola (Cidade) e Roberto Textor (Serra dos Engenhos), em Jacuizinho e Euclides Kliemann (Tabajara) e João Gonçalves Vieira (Capão Bonito), em Salto do Jacuí e de Tunas as escolas municipais Casemiro de Abreu (Linha Floresta) e Rui Ramos (Nossa Senhora Aparecida).  Foram atendidos este ano mais de 350 alunos.

Compartilhe também no:

Prêmio principal do Nota Fiscal Gaúcha de novembro foi sorteado para a Região Central

Artigo anterior

GUAPORÉ | Sindicato dos Trabalhadores Rurais reúne associados para duas assembleias

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.