A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), iniciaram, nesta quarta-feira (22/5), os trabalhos de apoio técnico aos municípios em situação de calamidade pública na gestão dos recursos de assistência.
Guaíba, Eldorado do Sul, Estrela e Lajeado foram as primeiras cidades visitadas pelas equipes. Elas repassaram à Sedes e ao MDS as principais carências na área social de acolhimento aos atingidos pela enchente. O mapeamento das necessidades de cada município foi feito pelos profissionais do MDS, que fazem parte da Força Nacional do Sistema Único de Assistência Social.
“Nessa ação, nosso primeiro apoio é o de gestão. Estamos aqui com a equipe do governo federal para identificar os serviços mais urgentes, dentro da área social. Com essa informação, podemos fazer a solicitação precisa de colaboração técnica para outros estados dispostos a ajudar o Rio Grande do Sul”, explicou o titular-adjunto da Sedes, Gustavo Saldanha, que acompanhou a visita a Guaíba e Eldorado do Sul.
As informações coletadas serão encaminhadas para o MDS, que fará o alinhamento entre o governo federal e os outros estados para que, posteriormente, os profissionais da área social sejam enviados para o Rio Grande do Sul.
Durante as visitas desta quarta-feira, as equipes da Sedes e do MDS também orientaram os municípios sobre procedimentos administrativos relacionados ao repasse de auxílios que serão geridos pelas prefeituras e à atuação por meio da Portaria MDS 895, que estabelece medidas emergenciais para gestão e operação de programas federais de assistência social, como o Cadastro Único e o Bolsa Família.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Sara Goldschmidt/Secom RS