Na tarde desta segunda-feira, 25 de novembro, o prefeito eleito de Espumoso, Gerson Machado, do PP e o vice-prefeito, Juliano Pazinato, do PL, anunciaram os novos secretários que irão compor a administração a partir de 1.o de janeiro de 2025.
Os nomes anunciados já haviam sido antecipados pelo Correio do Mate e serão os seguintes foram
Administração – Luis Eduardo Helder
Agricultura – Fábio Ceccon
Assistência Social – Tiago Luca
Educação – Dania Nicolini Borgheti
Fazenda – Gilvan Güts
Indústria e Comércio – Juliano Pazinato
Obras Urbanas – Marcelo Mocelin
Planejamento – Leonardo Comin
Saúde – Letiane Gugel Dolci
Transportes – Marcus Gugel
Sobre as extinções de 21 cargos que foram enviadas pela atual administração à Câmara de Vereadores, o vice-prefeito Juliano Pazinato comentou que o ato pode dificultar a atuação da nova gestão e pediu que o legislativo rejeite o projeto.
Pazinato informou ainda que o organograma da transição não foi iniciado pela atual gestão e uma ação foi impetrada pela chapa vencedora junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas para que a transição comece, sendo que é aguardada a manifestação destes órgãos competentes.
Acerca as escolhas, o prefeito Gerson Machado comentou que foi levado em conta o aspecto técnico e que o cargo político será o do secretário de planejamento, Leonardo Comin. Disse que o time foi formado e que terá metas a serem cumpridas. Informou que não teve nenhum contato com o prefeito atual e que o edital criando a comissão de transição não foi publicado.
Também foram confirmados outros cargos: