Tempo de leitura: 1 minuto

O governo do Estado, por meio do Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (CEIPI), inicia, nesta segunda-feira (3/2), consulta pública para o Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi). O documento define as ações, investimentos e decisões do governo para proteger e promover os direitos das crianças na primeira infância entre 2025 e 2035. O documento preliminar pode ser acessado no site do Ceipi, e as contribuições devem ser enviadas pelo Formulário de Contribuições até 24 de fevereiro de 2025.

O vice-governador e coordenador do Ceipi, Gabriel Souza, ressalta que o Pepi reflete o compromisso do governo em transformar a primeira infância em uma prioridade absoluta. “Este guia reflete o nosso compromisso com as futuras gerações e busca assegurar que todas as crianças gaúchas tenham acesso a oportunidades que favoreçam seu desenvolvimento saudável e bem-estar, promovendo uma sociedade mais justa, igualitária e preparada para os desafios futuros”, destaca Gabriel.

A importância dos cuidados na primeira infância também é enfatizada pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel. “O Pepi é fundamental para garantir segurança e estímulos positivos a crianças em vulnerabilidade social, além de fortalecer famílias e tutores para que cuidem e eduquem”, afirma Fantinel.

Essa iniciativa estratégica visa garantir os direitos e o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos, orientando ações e investimentos em políticas públicas por dez anos (2025-2035). O plano foca em saúde, educação, nutrição, proteção e espaços seguros, priorizando a inclusão de crianças de diferentes contextos, como quilombolas, indígenas e migrantes.

“Construído a partir de audiências públicas, o Pepi representa um marco nas políticas para a primeira infância, garantindo cuidado integral e alinhamento com o Plano Plurianual e a Lei do Orçamento Anual,” afirmou Antonio Paulo Cargnin, do Gabinete de Projetos Especiais vinculado ao gabinete do vice-governador.

Comitê Intersetorial pela Primeira Infância

Instituído pelo Decreto n.º 56.894/2023, o Ceipi é vinculado ao Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica) e tem como objetivo elaborar o Plano Estadual pela Primeira Infância para a próxima década. Coordenado pelo vice-governador Gabriel Souza, o comitê conta com a participação de vários órgãos do Estado.

A Secretaria de Desenvolvimento Social é responsável pela estrutura física, recursos humanos e financeiros para o desempenho das funções institucionais do grupo, além de participar do Grupo Executivo, que inclui a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), a Secretaria da Saúde (SES), a Secretaria da Educação e a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), sob a coordenação do Gabinete de Projetos Especiais (GPE).

Texto: Ascom GVG e Sedes
Edição: Secom

gov do rs

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Baitaca sofre acidente, mas passa bem

Artigo anterior

ARVOREZINHA | Tanque de água foi adquirido

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral