O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), está acompanhando a situação de duas barragens, localizadas no bairro Passo do Salso, em Pelotas, que estão em situação de emergência, quando as anomalias representam risco de ruptura iminente.
A Defesa Civil está no local e já adotou as medidas necessárias para garantir a proteção à vida dos moradores, articulando junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil a orientação e retirada de moradores de áreas consideradas e risco, além de medidas de contingência para direcionar o fluxo de água para regiões inabitadas.
A Sema está em contato com o empreendedor para garantir o cumprimento da legislação com relação à segurança das barragens.
Em nota, prefeitura de Pelotas diz que situação de barragens está controlada
A prefeitura de Pelotas emitiu nota dizendo que equipes concluíram, nesta quarta-feira (25/9), intervenções nas barragens localizadas nas proximidades do Passo do Salso, bairro Fragata. Desta forma, os moradores da localidade não correm mais o risco de ter as casas inundadas. Antes disso, foi solicitada que a comunidade deixasse as residências por precaução, diante da possibilidade de que uma das estruturas, a maior, de 36 mil metros quadrados, tivesse o dique rompido.
Texto: Ascom Sema e Ascom Defesa Civil
Edição: Secom
gov do RS