Tempo de leitura: 1 minuto

Como parte das ações de reconstrução do Estado, no âmbito do Plano Rio Grande, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) tem apoiado as prefeituras cedendo máquinas, que são utilizadas em diversos serviços, como desobstrução de vias, troca de tubulações e construção de pontes.

Em Agudo, o trabalho está ocorrendo há dez dias, permitindo o restabelecimento de acessos e facilitando o deslocamento da população. No momento, há pelo menos cinco máquinas sendo utilizadas: uma patrola, uma escavadeira (draga), uma pá carregadeira e duas caçambas.

De acordo com o assessor de Agricultura da Prefeitura, Yitzhak Menegassi, o foco do trabalho tem sido a liberação de acessos às áreas rurais de plantio, bem como a troca de bueiros prejudicados pelas enchentes, além do aterramento nas cabeceiras de pontes.

“Sem o suporte dessas máquinas, que se somam às nossas, o trabalho seria muito mais difícil. Depois das enchentes, o cenário por aqui estava complicado. Agora, aos poucos, o esforço da Prefeitura se une ao empenho do governo do Estado e, juntos, estamos avançando na reconstrução”, disse Menegassi.

Além de ceder horas-máquina, a Sedur disponibiliza servidores da pasta para acompanhar o trabalho junto à Prefeitura, de modo a assegurar a execução dos serviços previamente contratados.

“Como mecanismo de transparência, nós acompanhamos os trabalhos e realizamos registros fotográficos com georreferenciamento, de modo a evidenciar que as máquinas estão trabalhando nos locais estabelecidos. A partir das coordenadas emitidas, é possível saber exatamente onde cada máquina está”, explicou o analista-administrador da Sedur, Alexandre Reichelt.

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua a partir de três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do Futuro.

Texto: Paulo César Pedroza/Ascom Sedur
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

GUAPORÉ | Juventus e Bom Jesus vencem no Campeonato Municipal Master

Artigo anterior

Lula reafirma compromisso de continuar investindo em educação

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.