Tempo de leitura: 1 minuto

Na manhã desta quarta-feira (01/03), foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) 46 municípios com homologações de processos de Situação de Emergência (SE), em decorrência da estiagem que assola grande parte do Estado gaúcho. Com a homologação da Situação de Emergência, os municípios passam a ter uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária.

Atualmente no Rio Grande do Sul 349 municípios decretaram situação de emergência em razão da estiagem, 272 já possuem homologação pelo Estado e 236 reconhecimento Federal.

Previsão do tempo para os próximos meses:

Segundo a Sala de Situação do Estado, mesmo com o enfraquecimento da La Niña, o retorno das chuvas e a recuperação com relação à estiagem são lentos. Nas duas últimas semanas de fevereiro houve uma melhor distribuição das chuvas, no entanto a melhora deve ser temporária.

Nos meses de março e abril as chuvas voltam a ficar irregulares, sendo previstos acumulados abaixo da média e temperaturas acima do esperado em todo o estado. Apenas no mês de maio as chuvas devem retornar gradualmente, se tornando mais frequentes e abrangentes (na maioria das regiões).

É essencial a cooperação de toda a população, realizando a utilização consciente de água. A Defesa Civil recomenda que algumas medidas sejam seguidas, entre elas: – Não lavar a calçada e nem o carro; – Evitar desperdícios em geral; – Não tomar banhos demorados; – Molhar as plantas somente com o regador.

Municípios com SE homologados por estiagem no dia 01/03/22:

CREPDEC 1
General Câmara;

CREPDEC 3
Ibirubá, Salto do Jacuí;

CREPDEC 5
Augusto Pestana e Vitória das Missões;

CREPDEC 6
Barra do Quaraí;

CREPDEC 7
Campo Novo;

CREPDEC 8
Coqueiro Baixo;

CREPDEC 9
Ibiraiaras, Paraí e Protásio Alves;

 

CREPDEC 1
Pantano Grande;

CREPDEC 2
Ipiranga do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Tio Hugo, Severiano de Almeida, Pontão, Mormaço, Ciríaco, São Domingos do Sul, Vanini, Itatiba do Sul, Não-Me-Toque e Marau;

CREPDEC 3
Jacuizinho e Tapera;

CREPDEC 5
Catuípe, Nova Candelária, Bozano, Tuparendi, Alegria, Caibaté, Alecrim e Santo Antônio das Missões;

CREPDEC 7
Ametista do Sul e Nova Boa Vista;

CREPDEC 8
Putinga, Barros Cassal, Roca Sales, Forquetinha, Herveiras e Fazenda Vilanova;

CREPDEC 9
São José do Sul, Salvador do Sul, São Jorge e André da Rocha.

 

Para mais informações acerca da estiagem, confira: https://defesacivil.rs.gov.br/estiagem.

Compartilhe também no:

GUAPORÉ | Polícia Civil prende suspeito de homicídio no bairro Pinheirinho

Artigo anterior

Почему чернокожие и белые американцы не живут вместе? BBC News Русская служба

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.