Tempo de leitura: 1 minuto

Em um esforço para qualificar a gestão de riscos e desastres, o governo do Estado publicou na sexta-feira (21/2), o edital para a contratação de um projeto de Modelagem Hidrodinâmica. A iniciativa, que faz parte do Plano Rio Grande, e está inserida na Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, tem o objetivo de fortalecer o sistema estadual, aprimorando a gestão de riscos e desastres da Defesa Civil do Estado.

A contratação prevê a prestação de serviços especializados para previsão de eventos hidrológicos críticos, mapeamento geoespacializado, identificação e classificação de áreas de risco hidrológico e limiares, elaboração de manchas de inundação, planejamento de redes de monitoramento e alerta, equipe técnica especializada e licenciamento de softwares.

Os dados poderão auxiliar na tomada de decisões em situações de eventos extremos e desastres naturais ou tecnológicos. A medida pretende, ainda, elevar o nível de preparação e resposta a essas situações, minimizando os impactos e protegendo a população.

O processo de licitação será realizado em 12 de março de 2025, e o contrato contemplará a prestação de serviços especializados de modelagem hidrológica e hidrodinâmica e mapeamento de locais suscetíveis a inundações.

Além da Defesa Civil, o projeto de Modelagem Hidrodinâmica conta com o acompanhamento da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg). O trâmite licitatório será conduzido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), garantindo a transparência e a legalidade do processo.

gov do RS

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Bets terão de apresentar políticas contra lavagem de dinheiro

Artigo anterior

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.