Tempo de leitura: 1 minuto

O governo estadual lançou, nesta quarta-feira (15/02), o painel para monitoramento das adesões dos municípios do Estado ao Programa Saúde na Escola (PSE). A elaboração da ferramenta é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e da Saúde (SES) e objetiva gerar maior visibilidade para gestores e para a população sobre o tema.

O PSE é uma estratégia para integração e articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica. A implementação se dá a partir da adesão aos objetivos e às diretrizes do programa, e contempla ações voltadas para crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público.

Os municípios devem fazer a adesão ao PSE em ciclos bianuais e recebem incentivo financeiro para o desenvolvimento das ações de educação em saúde que consideram as perspectivas da prevenção, da promoção e da atenção. “As ações são planejadas e pactuadas de acordo com o diagnóstico local de saúde da comunidade escolar e potencialidades das equipes envolvidas, contemplando inclusive os projetos político-pedagógicos das escolas”, ressalta a coordenadora estadual do programa, Ana Luiza Lovato.

A adesão para o ciclo 2023/2024 está aberta até 28 de fevereiro, pelo e-Gestor.

Geoportal

O painel de monitoramento das adesões ao PSE faz parte do Geoportal, interface pública da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (IEDE), e projeto estratégico da SPGG. O portal é a principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do Rio Grande do Sul.

“O prazo para o cadastro das prefeituras no programa se encerra no final de fevereiro, então o painel vai ajudar muito no monitoramento feito pela Coordenação do Programa, possibilitando a visualização dos municípios e regiões que ainda não efetivaram a adesão”, explica a gerente da IEDE, Maria do Socorro Barbosa.

Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom

fonte: GOV DO RS

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

ENCANTADO | Quadra em frente à Escola Mundo Encantado passa a ter mão única

Artigo anterior

Um negro assume o comando da Polícia Civil pela primeira vez em 181 anos

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral