Os trabalhos de estudo da área onde será construída a nova ponte sobre o Arroio Jacaré, na ERS-433, entre Relvado e Encantado, foram concluídos no sábado, 26.
A estrutura, que teve o seu pilar central levado durante a enchente de 2024, está interditada. Desde então, a única alternativa para passagem é a estiva construída pela Administração Municipal de Relvado.
No dia 18 de junho, a ordem de início da obra foi assinada pela Secretaria de Logística e Transportes e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O investimento será de R$ 7,5 milhões, oriundo do Funrigs.
O engenheiro civil, Dailson Horbach Rossner, da Construtora Sogel, responsável pelo projeto e pela obra, explica que o contrato prevê a execução em Regime de Contratação Integrada (RCI), no qual a construtora faz o projeto básico e executivo e executa a obra. “A primeira etapa dos trabalhos, realizados na última semana, incluiu estudos geotécnico e hidrológico, além da sondagem do solo para elaboração do projeto”.
Com o documento finalizado e avaliado pelo Daer, a data de início da obra será definida posteriormente. Isso deverá ocorrer nos próximos três meses. Após, o prazo para conclusão da obra é de sete meses.
A nova ponte será edificada no mesmo lugar da atual, que será demolida. A estrutura terá 67 metros de extensão e 12 de largura. Contará com duas faixas e o mesmo número de passeios laterais. A capacidade será ampliada de 24 para 45 toneladas.
O prefeito Carlos Luiz Fraporti destaca o empenho da Administração Municipal para a concretização desta importante obra.
“No último ano, estivemos empenhados em solicitar urgência para esta demanda. Foram várias viagens, audiências e telefonemas com o Daer e com a Casa Civil a fim de pedir apoio e urgência nesta pauta e também na reconstrução e manutenção da ERS-433. A ponte representa o restabelecimento de uma conexão essencial para Relvado e Encantado. Embora contarmos com a estiva, a ponte devolverá mobilidade e segurança a todos que utilizam o trecho e a rodovia”.
Fotos: Carina Marques