Tempo de leitura: 1 minuto

Em abril, o Brasil registrou o segundo maior consumo de energia elétrica da série histórica da Resenha Mensal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), iniciada em 2004. O consumo atingiu 47.338 gigawatts-hora (GWh), um aumento de 5,5% em relação a abril de 2023.
A indústria foi um dos setores que mais contribuiu para esse aumento, registrando o maior consumo da série histórica com 16.364 GWh, uma alta de 3,3% em comparação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a EPE, 27 dos 37 setores industriais monitorados apresentaram crescimento no consumo de eletricidade, com destaque para a fabricação de produtos alimentícios e metalurgia.
A classe residencial teve a maior expansão de consumo em abril, com um aumento de 9,1% em comparação anual, seguida pela classe comercial, cujo consumo de eletricidade subiu 5,9%. Esses aumentos podem ser explicados por temperaturas acima da média e ondas de calor. No comércio, a melhora das vendas também contribuiu para o aumento do consumo.
No acumulado do ano, a classe residencial continua liderando a alta com um crescimento de 11,5% (61.191 GWh), enquanto a classe comercial expandiu 7,7% (35.986 GWh) e a industrial 3,7% (63.671 GWh). Nos últimos 12 meses, o consumo de eletricidade foi de 543.954 GWh, representando um aumento de 6% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em termos de ambiente de contratação, o mercado livre de energia, que alcançou 19.542 GWh em abril, respondeu por 41,3% do consumo nacional, com um crescimento de 9,4% no consumo e de 27,3% no número de consumidores em relação a abril de 2023. O mercado regulado das distribuidoras, por sua vez, representou 58,7% do consumo nacional com 27.795 GWh, uma alta de 2,9%. O número de unidades consumidoras nesse mercado aumentou 1,2% no período, apesar da migração de consumidores para o mercado livre.

Nesse cenário de expansão, a Coprel, uma das maiores cooperativas de energia do Brasil, desempenha um papel crucial. Com investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia, a Coprel tem garantido o fornecimento de energia de qualidade, impulsionando o desenvolvimento regional e atendendo com excelência tanto cooperantes residenciais quanto os industriais e comerciais. A atuação da Coprel não só reflete o crescimento do consumo de energia, mas também o compromisso com a inovação e a responsabilidade socioambiental, contribuindo significativamente para o progresso das comunidades atendidas.

Fonte: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53280263/epe-consumo-aumenta-55-em-abril-o-segundo-maior-desde-2004

Compartilhe também no:

DOUTOR RICARDO | Oficina de biscoitos

Artigo anterior

DOUTOR RICARDO | Programa Saúde na Escola trabalha sobre o Eletrônicos X Atividade Física X Ansiedade

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.