Tempo de leitura: 1 minuto

O primeiro dia da 23ª edição da Expodireto Cotrijal, nesta segunda-feira (6), foi marcado pelo otimismo. Nem a estiagem no Rio Grande do Sul aparenta ter tirado o entusiasmo tanto de expositores quanto de agricultores.

Vitor, Heitor e Mateus (da esquerda à direita) prestigiando a feira

Vitor, Heitor e Mateus (da esquerda à direita) prestigiando a feira

O produtor rural e associado da Cotrijal Heitor Palharini, de Não-Me-Toque, trouxe os filhos Vitor, 11 anos, e Mateus, 9, para prestigiar a feira. Ele relata que a seca deverá provocar uma perda entre 40% a 50% em sua lavoura, mas enxerga na exposição uma oportunidade para descobrir novos meios de produção.

“Como somos agricultores, a gente vai atrás de tecnologia. A gente sabe plantar bem e colher tudo, mas se não tiver ajuda da tecnologia não consegue garantir alta produtividade. Hoje é isso que faz a diferença. E aqui a gente encontra isso tudo, desde máquina até a parte de sementes. Isso é o importante aqui na feira”, afirma Heitor.

Agueda Maria Kunz Maldaner incentiva a participação de mulheres na feira

Agueda Maria Kunz Maldaner incentiva a participação de mulheres na feira

E não são apenas os homens que estão em busca de tecnologia. Nesta segunda, estiveram na feira dezenas de produtoras que fazem parte do Programa Mais Elas, iniciativa da Cotrijal que estimula a participação das mulheres na cooperativa e nas propriedades. Conforme Agueda Maria Kunz Maldaner, de Tapera, que é uma das facilitadoras do Mais Elas, as mulheres utilizam a Expodireto como fonte de informações.

“A expectativa para esta edição da feira é muito grande, sobretudo no que trata do assunto da mulher no campo. A mulher estava mais nos bastidores e hoje ela passou a ser uma protagonista. A Cotrijal é uma incentivadora desse trabalho com a mulher no agro, oferecendo palestras e cursos”, disse Agueda.

O Programa Mais Elas possui um espaço na Casa da Família Cotrijal, no Parque da Expodireto. Na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, haverá um evento especial para marcar a data, o 8º Encontro de Empresárias Rurais Cotrijal, das 13h30 às 14h45, no auditório central, com a participação de produtoras da cooperativa.

Maquinário

O setor de maquinário foi um dos mais requisitados pelo público nesta segunda-feira. No estande da Valtra, o gerente de vendas Júnior Rodrigues explica que o produtor está receoso em razão da estiagem, mas isso não tem impedido a realização de novos negócios.

“O produtor procura produzir mais com menor custo e já está acostumado com essa situação climática e por isso continua investindo, pois ano que vem já tem outro cenário”, explica Rodrigues, relatando que as plantadeiras têm tido maior procura.

Ferramentas

O estande da Stihl na Expodireto se tornou um laboratório de testes para os clientes da marca, que buscam avaliar as ferramentas, tirar dúvidas e, claro, fazer negócios. A Stihl trouxe para a feira sua nova linha de produtos à bateria.

“Estamos com expectativas altas de que a gente possa gerar um bom volume de negócios atendendo esse mercado”, explica a superintendente de Comunicação da Stihl, Andréia Edi da Silva Volz, informando que as linhas de roçadeiras e motosserras são os principais chamarizes da marca.

Veículos

Outro setor que projeta realizar excelentes negócios na Expodireto é o de veículos. No estande da Toyota, o gerente da loja de Passo Fundo, Joel Ticz, relata que o momento do setor é positivo, com carros à pronta-entrega e com desconto para os produtores rurais na feira.

“Essa questão de estiagem sempre abala o ânimo do produtor rural, mas mesmo assim as vendas se mantiveram estáveis nos meses de janeiro e fevereiro e nós conseguimos superar o objetivo. A gente entrou já com uma grade muito grande, para o primeiro dia, de pedidos de clientes que estavam aguardando a feira para aproveitar justamente essa condição”, afirma Joel.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Compartilhe também no:

Карта сайта: Кино и ТВ, Наука и технологии, События 2023-03-02 14_28_56

Artigo anterior

Capital terá nova delegacia especial de atendimento à mulher

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.