Tempo de leitura: 1 minuto
Complexo ficará em uma área de 140 hectares em Cruz Alta
A união de três cooperativas vai criar a Soli3 para construir, com R$ 1,25 bilhão, um complexo industrial com fábrica de biodiesel em Cruz Alta, noroeste do Rio Grande do Sul. O grupo comprou 140 hectares. A apresentação do projeto será no dia 28, como antecipou a coluna: Três cooperativas construirão complexo de R$ 1,25 bilhão com fábrica de biodiesel no RS.
Presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial do Rio Grande do Sul (Cotrijal), Nei César Manica detalhou ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Veja trechos abaixo e ouça a íntegra no final da coluna.
Qual será o mercado do que for produzido na unidade?
O estudo preliminar mostrou que 60% do farelo produzido é exportado e 40% é mercado interno. Então, 60% nós vamos levar a Rio Grande para exportar, 40% ficarão aqui, do Rio Grande do Sul a Santa Catarina. Para o biodiesel, o mercado interno é bastante forte e também tem possibilidade de exportação. Os dois produtos vão gerar um bom resultado. Cooperativas que têm agroindústria têm a margem líquida que é praticamente é o dobro das que têm só commodities. Mostra a necessidade de transformação da nossa produção.
Usarão só soja? Setor que consome milho fica preocupado porque não somos autossuficientes.
Sim. Em princípio, será indústria de óleo de soja. O projeto industrial de milho é possível, mas não neste momento. O mesmo para o trigo.
Como será escoada a produção a Rio Grande?
A armazenagem será construída junto à viação férrea. Vai ter linha férrea dentro da nossa área da indústria. Vagões vão com óleo e farelo. Se o volume for grande, parte irá em caminhões. Poderemos prestar serviço também às cooperativas coirmãs, que levam soja a Rio Grande para exportação. Em vez de levar de caminhão, poderá descarregar no nosso porto de transbordo em Cruz Alta. Dali, prestaremos o serviço, que fica mais barato.
Fonte: GZH
Compartilhe também no:

Prefeito e autoridades de Arvorezinha participam das comemorações dos 150 anos da imigração italiana em Farroupilha

Artigo anterior

Deputado Zanchin visita a Prefeitura de Serafina Corrêa

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.