Tempo de leitura: 1 minuto

A Famurs acompanhou, nesta quinta-feira (15/08), o ato do governo do Estado que anunciou um acordo firmado com o Ministério Público (MPRS) para garantir o cumprimento do mínimo constitucional de 12% em ações e serviços públicos de saúde. O coordenador-técnico em Saúde, Paulo Azeredo Filho, representou a entidade na reunião.

O compromisso prevê aumento gradual dos investimentos: 9,83% em 2025; 10,68% em 2026; 11,01% em 2027; 11,35% em 2028; 11,67% em 2029; 12,05% em 2030 — e, a partir de então, sempre acima de 12,5% da receita.

O acordo atende a um pedido formalizado pela Famurs à Casa Civil em junho, quando a área técnica de Saúde apresentou estudo mostrando que os municípios gaúchos investem, em média, 22% de seus orçamentos em saúde — com mais de vinte prefeituras destinando mais de 30%, percentual acima do mínimo constitucional de 15% exigido aos municípios. Após essa manifestação, a Secretaria Estadual da Saúde anunciou novos aportes para a área, mas reconheceu que o Estado não vinha cumprindo o mínimo de 12% previsto na Lei Complementar nº 141/2012. A partir disso, iniciou tratativas com o Tribunal de Justiça e o MPRS, resultando no acordo anunciado nesta semana.

A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, destacou a relevância da medida.

“Celebramos o acordo que estabelece o investimento mínimo constitucional de 12% para a saúde no RS. É um avanço importante que reforça o compromisso com a saúde pública de todos os municípios. Claro que gostaríamos que esse percentual fosse cumprido integralmente desde o início, pois como entidade fomos atuantes desde o princípio. Garantimos dois assentos no Comitê de Monitoramento para acompanhar os investimentos e já estamos preparados para a primeira reunião, na próxima semana, para discutir os aportes deste ano. Seguiremos firmes na defesa da saúde e dos interesses de todos os municípios — do interior à região metropolitana — porque quando os municípios se fortalecem, a saúde cresce.”

A Famurs integrará o Comitê Consultivo de Monitoramento ao lado do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS, da Federação das Santas Casas e de outras instituições. O grupo será responsável por acompanhar a execução e a correta aplicação dos recursos decorrentes do acordo.

Informações da notícia

Data de publicação: 15/08/2025

Créditos: André Bresolin

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe também no:
Carol Toledo

Orth apresenta Aprosoja RS para mais de 100 produtores

Artigo anterior

ACISCO realiza reunião de avaliação do Festipizza 2025 em Serafina Corrêa

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.