Tempo de leitura: 1 minuto

A Famurs reafirmou seu compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher ao sediar, nesta quinta-feira (07/08), o evento Mulher Progressista contra o Feminicídio, realizado no auditório da entidade, em Porto Alegre. A atividade foi proposta pela deputada estadual e presidente do PP Mulher RS, Silvana Covatti, e pela vereadora progressista e presidente do PP Mulher de Porto Alegre, Vera Armando. Com apoio da Famurs, o encontro reuniu lideranças políticas, gestores municipais, especialistas e representantes da sociedade civil.

A programação contou com painéis temáticos que abordaram o papel do poder público no combate ao feminicídio, a atuação da rede de proteção à mulher e os desafios da segurança e da legislação na prevenção da violência de gênero. As discussões destacaram a importância da articulação entre os diferentes entes da federação e o protagonismo dos municípios na ponta do atendimento.

Durante o evento, a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, apresentou dados sobre a violência contra a mulher no Rio Grande do Sul e defendeu a urgência de ações efetivas por parte das gestões municipais. Segundo levantamento da SSP/RS, o Estado registrou 72 feminicídios consumados em 2024 — uma média de seis mulheres assassinadas por mês. O RS também lidera o ranking nacional de feminicídios cometidos mesmo com medidas protetivas em vigor.

Em sua fala, Adriane ainda destacou que a Famurs, por meio do Movimento Gaúcho da Mulher Municipalista, quer fortalecer não só o debate sobre a participação das mulheres na política, mas também a criação de políticas públicas que transformem realidades nos municípios gaúchos, principalmente no combate à violência contra a mulher. A presidente também reforçou que a Famurs está de portas abertas para todos os partidos e que a entidade é a casa do municipalismo e de todos os gaúchos.

Ela apresentou um conjunto de propostas que podem ser implementadas no âmbito local, como a criação de centros de referência, capacitação de agentes públicos, campanhas educativas nas escolas, casas de acolhimento temporário, elaboração de planos municipais e a inclusão do tema no orçamento público. Também defendeu maior articulação entre prefeituras, Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar e organizações da sociedade civil.

O evento contou com a presença de lideranças do partido e de representantes de instituições ligadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Informações da notícia

Data de publicação: 07/08/2025

Créditos: André Bresolin

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti

Compartilhe também no:
Carol Toledo

Administração Municipal realiza desassoreamento do Arroio Tigreiro

Artigo anterior

Transformada, Expoagas 2025 vai movimentar R$ 768 milhões em negócios

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.