Tempo de leitura: 1 minuto

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu,na quinta-feira (17/10), a Licença Única (LU) que autoriza a Indústria de Vinagres Prinz, localizada em Lajeado, a mudar seu local de operação para o município de Estrela. Essa é a primeira licença desse tipo emitida após a enchente de maio.

De forma emergencial, a Fepam simplificou, até maio de 2025, as regras ambientais para empresas que optarem por sair de áreas de inundação. Com o processo simplificado, desde a solicitação do empreendedor até a liberação da licença, o trâmite durou 21 dias.

“Foram realizadas reuniões de alinhamento técnico, antes do pedido ter sido protocolado e durante a análise do processo. Isso possibilitou que todos os documentos fossem encaminhados de forma completa, proporcionando segurança técnica e celeridade processual, com quatro profissionais analisando de forma concomitante”, explica o diretor-técnico da Fepam, Gabriel Ritter.

A licença concede a viabilidade prévia de instalação e de operação do empreendimento conforme Portaria Fepam 444/2024, autorizando o começo das obras do empreendimento e o início das operações.

Entre as ações previstas estão a implantação e a operação de equipamentos principais, como compressores de ar, enchedoras, fermentador, filtros e geradores de energia para a produção de vinagre de álcool,  de arroz, de maçã, de vinho branco e de vinho tinto.

“É importante destacar que a unificação das etapas em uma única licença, como incentivo aos empreendedores instalados em zona de risco de inundação, em nada diminui o rigor e os critérios técnicos de análise. O processo foi finalizado nesse prazo graças aos critérios de seleção da área, uma mobilização total dos técnicos envolvidos e dos consultores da empresa”, ressalta a chefe da Divisão de Atividades Industriais (Dicopi) da Fepam, Regina Froener.

Texto: Ascom Fepam

gov do RS

Compartilhe também no:

Aeroporto de Porto Alegre volta a receber voos comerciais na segunda

Artigo anterior

Área vegetal da Cotriel intensifica trabalhos para o produtor

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.