Tempo de leitura: 1 minuto

A Famurs inaugurou, nesta quarta-feira (3), o Auditório Mulher Gaúcha na Expointer. O ato foi conduzido pela presidente da entidade e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, primeira mulher a assumir a liderança da Federação. O espaço recebeu prefeitas, vice-prefeitas e lideranças de diferentes regiões do Estado em um encontro marcado por emoção e inspiração.

Durante a atividade, 16 gestoras foram chamadas ao palco para compartilhar suas trajetórias na política. Entre os relatos, estiveram presentes histórias de superação diante de preconceitos e barreiras ainda comuns em ambientes majoritariamente masculinos. A mensagem reforçada pelas participantes foi clara: o lugar da mulher é onde ela quiser estar.

A presidente Adriane destacou que a criação do Auditório Mulher Gaúcha representa um gesto simbólico de reconhecimento e incentivo à participação feminina no municipalismo. “Aqui pulsa a determinação de todos que fazem o municipalismo. Sou a primeira presidente da Famurs, mas tenho certeza de que não serei a última. Vamos inspirar muitas outras mulheres a seguirem esse caminho”, afirmou.

A inauguração do espaço também reafirma o compromisso da Famurs com o Movimento Gaúcho da Mulher Municipalista, iniciativa que tem como objetivo ampliar a participação feminina na política por meio de palestras e atividades voltadas ao tema. A coordenação do movimento é da ex-prefeita de Fortaleza dos Valos, Márcia Rossatto Fredi, e da primeira-dama de São Miguel das Missões, Débora Munareto, que estiveram presentes na atividade ao lado da presidente Adriane.

Informações da notícia

Data de publicação: 04/09/2025

Créditos: André Bresolin e Bruno Pancot

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti

Compartilhe também no:
Carol Toledo

Dália e AMUBS: fundação e parceria regional para divulgação do museu Museu Brasileiro da Suinocultura será inaugurado em 2027 e deve fomentar o turismo na região

Artigo anterior

Municípios debatem potencial do turismo rural em encontro técnico na Expointer

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.