Enxergar na crise as oportunidades. Esse foi o dilema do encontro promovido pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), braço de formação política do MDB, que formalizou nesta segunda-feira (17), em Porto Alegre, a entrega do plano de recuperação econômica do Estado. Com a coordenação do presidente da instituição, o deputado federal Alceu Moreira, o documento foi apresentado ao prefeito da Capital, Sebastião Melo, aos secretários estaduais e à bancada do partido na Assembleia Legislativa.
De acordo com o deputado Alceu, o objetivo é oferecer uma medida alternativa e que seja capaz de formular soluções de médio e longo prazo para o Estado. “Estamos falando de um caminho absolutamente pensado, racional, competente, honesto, para que os gaúchos possam enxergar no MDB um partido que construiu uma travessia por onde possam caminhar com segurança”, afirmou.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, cumprimentou a FUG pela iniciativa. “Acho que esse é o verdadeiro papel de uma Fundação, especialmente em momentos de crise. Tenho certeza que iremos além desse documento, com apoio técnico e parceiras”, apontou Melo.
“É preciso incorporar essa proposta e transformá-la em atuação política, em discurso partidário. É preciso mostrar que pensamos com responsabilidade o presente e o futuro”, lembrou o presidente do Conselho Editorial da FUG, José Fogaça. Ele, que representou o diretório estadual do MDB na ocasião, também foi prefeito da capital gaúcha entre 2005 e 2010.
Por fim, o responsável técnico pelo plano, Gustavo Grisa, reforçou que “esse é um momento de grande gravidade, seriedade e responsabilidade e a Fundação Ulysses Guimarães não tem se furtado em dar sua contibuição com conhecimento e de trazer questões que vão um pouco além do que está hoje na pauta.”
Também estiveram presentes no ato os secretários estaduais Beto Fantinel e Juvir Costella, os deputados Edivilson Brum e Luciano Silveira, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, além do ex-ministro Luís Roberto Ponte.
📸 Jackson Ciceri/Divulgação