Tempo de leitura: 1 minuto

Com o objetivo de auxiliar os gestores municipais e estaduais do todo o Brasil a qualificarem a escola pública, a Fundação Ulysses Guimarães (FUG), braço de formação política do MDB, lançou nesta quinta-feira (02), em Porto Alegre, o projeto Educação do Futuro. A programação reuniu lideranças políticas e especialistas da área em torno dos principais desafios para os próximos anos — evasão escolas, baixos índices de alfabetização, falta de infraestrutura qualificada, entre outros.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da FUG, deputado federal Alceu Moreira (MDB), afirmou que é preciso estabelecer a escola como um espaço de descoberta, capaz de reduzir as distâncias para o ensino privado e promover a igualdade de oportunidades.

“Por que uma criança prefere o celular à sala de aula? Porque ali naquela tela está um espaço de descoberta e vida. Precisamos desenvolver um projeto de educação que estimule a inserção da tecnologia e, que tenha como resultado, capacitar e vocacionar nossas crianças e jovens para o empreendedorismo e as tendencias do novo mercado de trabalho”, provocou Alceu.

Presente na Capital Gaúcha, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), reforçou o compromisso do partido com a educação do país. “Eu sempre escuto as pessoas dizerem que a educação é a base para a transformação, e hoje a FUG demonstra na prática como fazer a educação libertar as pessoas”, comentou.

O evento também contou com a colaboração de peso dos palestrantes Rossieli Soares, ex-ministro da Educação e atual secretário da pasta no estado do Pará; Cláudia Costin, professora visitante de Harvard e ex-ministra de Administração e Reforma do Estado; entre outros. O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente da Famurs, prefeito Paulinho Salerno, estiveram entre os painelistas.

O documento elaborado pela FUG sugere 15 caminhos norteadores para uma educação de qualidade, entre os quais estão: inclusão produtiva de jovens e adultos; turno integral; digitalização dos processos; ações exclusivas à primeira infância e conexão com a sociedade. Ao final, os prefeitos assinaram o termo de compromisso com a FUG.

Presenças
Entre as autoridades que compareceram no lançamento do projeto, estavam o ex-governador Germano Rigotto; o presidente do Conselho Curador da FUG, ex-ministro e ex-Governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco; o ex-vice-governador do Espírito Santo, Lelo Coimbra; o presidente do Conselho Editorial da FUG e ex-senador, José Fogaça; a deputada federal de Pernambuco, Iza Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin; deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de todo o Estado.

 

Compartilhe também no:

GUAPORÉ | Operação Choque de Ordem: Mulher é presa com drogas e munições pela Brigada Militar

Artigo anterior

Diversas regiões do Estado devem ter chuvas expressivas nos próximos dias

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.