Com o objetivo de auxiliar os gestores municipais e estaduais do todo o Brasil a qualificarem a escola pública, a Fundação Ulysses Guimarães (FUG), braço de formação política do MDB, lançou nesta quinta-feira (02), em Porto Alegre, o projeto Educação do Futuro. A programação reuniu lideranças políticas e especialistas da área em torno dos principais desafios para os próximos anos — evasão escolas, baixos índices de alfabetização, falta de infraestrutura qualificada, entre outros.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da FUG, deputado federal Alceu Moreira (MDB), afirmou que é preciso estabelecer a escola como um espaço de descoberta, capaz de reduzir as distâncias para o ensino privado e promover a igualdade de oportunidades.
“Por que uma criança prefere o celular à sala de aula? Porque ali naquela tela está um espaço de descoberta e vida. Precisamos desenvolver um projeto de educação que estimule a inserção da tecnologia e, que tenha como resultado, capacitar e vocacionar nossas crianças e jovens para o empreendedorismo e as tendencias do novo mercado de trabalho”, provocou Alceu.
Presente na Capital Gaúcha, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), reforçou o compromisso do partido com a educação do país. “Eu sempre escuto as pessoas dizerem que a educação é a base para a transformação, e hoje a FUG demonstra na prática como fazer a educação libertar as pessoas”, comentou.
O evento também contou com a colaboração de peso dos palestrantes Rossieli Soares, ex-ministro da Educação e atual secretário da pasta no estado do Pará; Cláudia Costin, professora visitante de Harvard e ex-ministra de Administração e Reforma do Estado; entre outros. O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente da Famurs, prefeito Paulinho Salerno, estiveram entre os painelistas.
O documento elaborado pela FUG sugere 15 caminhos norteadores para uma educação de qualidade, entre os quais estão: inclusão produtiva de jovens e adultos; turno integral; digitalização dos processos; ações exclusivas à primeira infância e conexão com a sociedade. Ao final, os prefeitos assinaram o termo de compromisso com a FUG.
Presenças
Entre as autoridades que compareceram no lançamento do projeto, estavam o ex-governador Germano Rigotto; o presidente do Conselho Curador da FUG, ex-ministro e ex-Governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco; o ex-vice-governador do Espírito Santo, Lelo Coimbra; o presidente do Conselho Editorial da FUG e ex-senador, José Fogaça; a deputada federal de Pernambuco, Iza Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin; deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de todo o Estado.