Tempo de leitura: 1 minuto

O Gabinete de Crise Climática (GCC) do governo do Estado, instituído como parte das estratégias do ProClima 2050, realizou a segunda reunião de alinhamento na quinta-feira (25/1), na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Participaram a titular da pasta, Marjorie Kauffmann, e representantes das secretarias que atuam na coordenação dos eixos.

No encontro, o gabinete desenhou um panorama geral das medidas emergenciais adotadas pelo Estado, em diferentes frentes, diante das cheias no Vale do Taquari, em setembro de 2023. Foram apresentados dados da Defesa Civil Estadual, do Gabinete do Vice-Governador, da Casa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Com o intuito de avançar na resposta aos eventos extremos, o debate seguiu por duas horas, tendo as apresentações como ponto de partida. “A partir desse mapeamento completo, elencamos melhorias em termos de sistema e inovação, que deverão ser reunidas em um documento, e este encaminhado à instância superior do Gabinete de Crise, presidido pelo governador”, explicou Marjorie, que conduz os trabalhos até a nomeação do secretário-executivo.

O Gabinete de Crise é mais uma iniciativa do governo estadual, com atuação transversal e integração de diferentes órgãos, que tem o objetivo de alcançar resiliência e adaptação climática. São seis comitês vinculados a três eixos: Prevenção, Mitigação, Preparação; Resposta; e Restabelecimento e Recuperação. Cada comitê contará com grupos de trabalho (GTs) e objetivos específicos.

Coordenação dos comitês

  • Comitê de Adaptação e Resiliência – Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
  • Comitê de Monitoramento e Alertas – Casa Militar
  • Comitê de Socorro – Casa Militar e Secretaria da Segurança Pública
  • Comitê de Assistência Humanitária – Secretaria de Desenvolvimento Social
  • Comitê de Restabelecimento e Reconstrução – Gabinete do Vice-Governador
  • Comitê de Recuperação – Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

ANTA GORDA | Pavimentação Rural no município

Artigo anterior

“Tentamos trabalhar a Educação, mas sempre está faltando alguma coisa para fazer”, diz Lula

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.