Tempo de leitura: 1 minuto

Para contornar o quadro do bônus demográfico do Rio Grande do Sul – que aponta para o envelhecimento da população gaúcha e menor número de pessoas em idade produtiva –, o governo do Estado tem investido em uma série de ações pela qualificação do capital humano. Foi sobre este tema que o vice-governador Gabriel Souza tratou em painel do South Summit Brazil (SSB), que tem correalização do governo do Estado, na manhã desta quarta-feira (20/3).

Gabriel contextualizou ao público presente no espaço Explore Stage que o Rio Grande do Sul é o Estado com maior percentual de idosos do Brasil. Consequentemente, com menos pessoas economicamente ativas, é preciso assegurar mão de obra mais qualificada, competitiva e eficiente. “Na comparação com outras federações, nosso Estado tem a menor proporção de pessoas entre 0 e 14 anos em relação ao total da população e a tendência é que diminua ainda mais, pois estamos vivendo mais e tendo menos filhos”, explicou.

O vice-governador afirmou que o desenvolvimento do capital humano, por meio da inovação e da educação, é determinante para que o Rio Grande do Sul siga liderando os rankings de competitividade. “Não adianta apenas tecnologia, internet das coisas e inteligência artificial, por exemplo, sem pessoas preparadas para dominar estas ferramentas”, garantiu.

Em um palco, em ambiente fechado, Gabriel Souza gesticula com as mãos e fala para o público. A luz está direcionada para ele, enquanto o restante do ambiente está escuro.
Gabriel destacou que investir em capital humano é determinante para que o RS siga liderando os rankings de competitividade – Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Projetos estratégicos

Neste cenário, o Estado tem promovido diferentes iniciativas que buscam preparar as gerações futuras. Entre elas, programas transversais que estão no escopo do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), coordenado pelo vice-governador.

Entre os projetos, as ações pela primeira infância são uma prioridade. “O cérebro do indivíduo é formado na faixa etária da gestação aos seis anos de idade. Não é subjetivo, é concreto e baseado em evidências que para cada dólar investido nesta etapa da vida há um retorno de sete dólares”, pontuou. Sobre este tema, ele participará, na quinta-feira (21/3), de um painel sobre o Dashboard da Primeira Infância, ferramenta elaborada pela gestão estadual para monitorar indicadores que possibilitarão criar políticas públicas mais assertivas para as crianças. O encontro será no palco The Next Big Thing, às 15h.

O vice-governador citou, ainda, os programas Todo Jovem na Escola, que concede quatro incentivos financeiros para estudantes do Ensino Médio para combater a evasão escolar; o Partiu Futuro, que oferece primeira experiência profissional para jovens; e o Professor do Amanhã, que concede bolsas para formação de docentes em áreas estratégicas.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Compartilhe também no:

RS registra redução de 6% nas mortes por acidentes de trânsito em janeiro

Artigo anterior

Espumosense Tais Barbosa Assunção é vítima fatal da dengue

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.